sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Você conhece a origem do Nescafé?


A história do Nescafé começou no início dos anos 30 no Brasil. Uma excessiva produção mundial de café originou uma descida acentuada da procura do produto no mercado internacional e consequente queda dos preços.
O Brasil era na altura o maior produtor de café e a produção excessiva criou no país uma crise profunda, chegando a ser destruídos, entre 1931 e 1938, cerca de 65 milhões de sacos de café.
Perante esta grave situação nacional, o governo brasileiro pediu a Louis Dapples, que na altura era o presidente da Nestlé, que iniciasse um processo de investigação que conseguisse criar uma forma de se conservar o café da mesma forma como a Nestlé já fazia com o leite em pó.
Durante sete anos Max Morgenthaler e Vernon Chapman orientaram um processo de intenso trabalho que culminou num produto em que o café havia sido misturado com hidratos de carbono, de forma a preservar o seu sabor e aroma, e ao qual bastava juntar água para ser transformado num delicioso café.
Em Abril de 1938 o novo produto foi testado na fábrica suíça da Nestlé e no ano seguinte, acabada a fase de testes com sucesso, foi lançado no mercado como o primeiro café solúvel do mundo. Teve um sucesso considerável e essa conquista fez com que chegasse rapidamente aos mercados de França, Reino Unido e Estados Unidos.

A embalagem original do Nescafé
Chegada a Segunda Guerra Mundial a sua distribuição e divulgação na Europa ficou comprometida mas a sua expansão continuou no continente americano. Este fato acabou por vir a ser fundamental pois após os Estados Unidos acabarem por ter de entrar na guerra, devido ao ataque a Pearl Harbour, a rapidez e facilidade da preparação do Nescafé fez com que o exército americano o adotasse como parte integrante das rações diárias dos soldados.
Por essa altura a produção de Nescafé da fábrica da Nestlé americana era toda exclusivamente para o exército americano, o que se traduzia em cerca de um milhão de caixas.
O fim da guerra e o aparecimento da televisão como meio de comunicação veio contribuir para a publicidade do produto o que levou ao surgimento de centenas de milhares de novos clientes, criando uma procura por Nescafé sem qualquer precedente.
No ano de 1952 na cidade de St. Menet, em França, o Nescafé começou a ser produzido com 100% de grãos torrados, sem qualquer outro aditivo, tendo chegado ao mercado dois anos depois como o primeiro café 100% solúvel em água.
Curiosamente, o país onde teve origem o Nescafé, o Brasil, apenas o recebeu no seu mercado em 1953, ou seja, 15 anos depois da sua criação. Este enorme atraso deveu-se exclusivamente à enorme pressão que os produtores de café torrado e moído fizeram contra a sua entrada. Mas ficou provada a excelência da qualidade do Nescafé pois nessa década as vendas triplicaram o que tornou o Nescafé o produto mais valorizado dentro da Nestlé.
Em 1961 as originais latas foram substituídas pelos frascos de vidro com tampa vermelha e nos anos de 1966 e 1967 o processo de fabrico foi refinado usando-se sistemas avançados de desidratação e congelamento para preservar o aroma, bem como o sistema de aglomeração que permitiu fazer o Nescafé em pequenos grânulos, melhorando assim a sua solubilidade com a água.
Desde então o Nescafé tornou-se um produto de excelência no meio dos seus consumidores, culminando em 2006 com o lançamento da linha Dolce Gusto, constituído por máquinas de bebidas com recurso a cápsulas, proporcionando sabores como o café lungo, o café expresso, o café moka, o cappuccino, o latte macchiato, o chococino e diversas outras variantes.
Desta vez o Brasil foi o primeiro país da América do Sul a receber o produto, seguido em 2011 pela Argentina. O sucesso foi estrondoso e atualmente o sistema Nescafé Dolce Gusto é líder de mercado em mais de 20 países.
Curiosidades:
- A cada segundo são consumidas cerca de 3.000 doses de Nescafé no mundo, o que o faz ser o café solúvel mais consumido no mundo.
- O nome “Nescafé” deriva da junção das três primeiras letras da marca “Nestlé” com a palavra “Café”.
- Na Austrália o Nescafé Classic é conhecido como Nescafé Blend 43. Isto deve-se a um simples facto: são necessários 43 grãos de café para fazer uma dose de Nescafé.
Fonte:www.origemdascoisas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.