quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

IFCE de Quixadá amplia parcerias para potencializar qualificações

Ação tem por objetivo favorecer maior capacitação dos alunos e desenvolver práticas para as comunidades


Quixadá. O campus de Quixadá do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) está abrindo suas portas para a formação de parcerias de estudos e pesquisas nas áreas de abrangência dos cursos atualmente ofertados pela unidade de formação do Instituto Federal nesta cidade do Sertão Central. A ideia do projeto é, principalmente, ampliar as parcerias com a sociedade para potencializar a capacitação e desenvolver pesquisas com a comunidade.

O objetivo do projeto é levar ao conhecimento público a capacitação educacional e oferecer assistência para diferentes segmentos sociais FOTO: ALEX PIMENTEL
A proposta, a qual recebe o título "Parceiros IFCE", será apresentada a líderes empresariais, comerciantes e gestores de instituições públicas e privadas na noite de hoje, no auditório do campus. O lançamento do projeto é aberto ao público e está previsto para as 19 horas.

O objetivo do "Parceiros IFCE" é levar ao conhecimento público sua potencialidade educacional e ao mesmo tempo oferecer assistência para todos os segmentos através de seus cursos regulares, nas áreas de Química, Engenharia Ambiental e Sanitária, Tecnologia em Agronegócio, Controle Ambiental, Edificações e Hospedagem. Complementando esse auxílio à pesquisa há ainda, através do programa Pró-funcionário de Educação a Distancia (EAD), com auxílio nas áreas de secretariado, infraestrutura e alimentação escolar.

O coordenador geral do Pró-funcionário, professor Lucas da Silva, cita como exemplo o auxílio de seus alunos às escolas públicas e particulares. Como estão se tornando técnicos experts no assunto, podem elaborar cardápios especiais e até definir a viabilidade de itens para uma alimentação saudável na hora do recreio e livrar os estudantes, principalmente crianças e adolescentes, do vício de lanches gordurosos e dos refrigerantes.

Concreto
Quem cita outro exemplo da assistência tecnológica do IFCE aos futuros parceiros é o professor Claudemir Monteiro. Ele é o técnico do Laboratório de Edificações. Nele os alunos desenvolvem ensaios sobre a utilização do concreto. Com o crescimento vertiginoso de Quixadá e Quixeramobim, por exemplo, estão surgindo muitas obras e com elas os entulhos nas construções. Com o auxilio dos professores, incluindo engenheiros e arquitetos, os alunos podem desenvolver diversas alternativas de reutilização desses materiais.

Conforme o diretor geral do IFCE de Quixadá, professor Helder Caldas, a iniciativa é importante para aproximação do campus com os segmentos sociais. Através das formações ofertadas o Instituto Federal produz, dissemina e aplica conhecimento tecnológico e acadêmico na formação cidadã, contribuindo por meio do ensino, da pesquisa e da extensão para o progresso socioeconômico local, regional e nacional. A sociedade precisava apenas tomar conhecimento desses benefícios e saber como melhor aproveita-los.

Aperfeiçoamento

"As turmas de Química estão aperfeiçoando estudos sobre a utilização de fungos para neutralizar os efeitos dos detergentes na água. Nossos laboratórios têm equipamentos e especialistas em formação para analisar a água consumida pela população. Tanto a Companhia de Água e Esgoto, como as escolas e as comunidades podem aproveitar esses serviços.

No caso dos órgãos oficiais e empresas haverá necessidade da formalização de convênios. Quanto às comunidades e escolas, basta o interesse. Com a orientação certa poderão implantar hortas saudáveis e ecologicamente corretas", acrescentou o diretor de Ensino do campus, Alexandre Feitosa.

Formação

Atualmente o IFCE de Quixadá tem 592 alunos em cursos regulares, outros 1.042 em educação a distância e ainda 175 cursando o Pronatec. Ainda de acordo com o diretor Helder Caldas, o Instituto Federal começou a funcionar em Quixadá em 2008.

Logo no início, o ainda Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet) oferecia os cursos de Turismo, Edificações e Química. Hoje, transformado em IFCE, o campus oferta três cursos superiores, quatro cursos técnicos e ainda mais quatro cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): Análises Químicas, Comércio, Logística e Meio-Ambiente e ainda a capacitação de mulheres, com o programa Mulheres Mil, com curso básico de qualificação profissional em Manipulação de Alimentos e Preparação de Merendeiras.

Alex Pimentel
Colaborador

Mais informações:
Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Estrada do Açude Cedro,Km 5
Quixadá
Telefone: (88)3412.0111

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.