sexta-feira, 22 de março de 2013

FORTALEZA LANÇA CAMPANHA VOLTADA PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE



Áreas verdes de Fortaleza poderão ser adotadas por meio de edital

Edital Adote o Verde permite que praças, canteiros centrais, parques e jardins públicos de Fortaleza sejam adotados. Prefeitura também anunciou encaminhamento para criação de três parques na Capital

Aquela praça deteriorada pelo tempo e sem vida em frente à sede da empresa ou o canteiro de verde opaco perto de casa. Esses locais da cidade poderão ser adotados por meio do edital Adote o verde, lançado ontem pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Os interessados têm até o dia 3 de abril para aderir ao edital, que deve ser relançado, em alguns meses, em busca de novas adoções, segundo a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Para o prefeito Roberto Cláudio, tais ações permitem a partilha de responsabilidade sobre esses espaços da cidade. Os permissionários deverão implantar projetos paisagísticos aprovados pela Prefeitura, manter a limpeza, assim como o cuidado com as plantas e demais bens dos locais. Eles poderão colocar placas indicando o cuidado do local, com tamanho e dizeres definidos pelo poder público.

O termo de permissão terá prazo de vigência mínimo de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Para o ambientalista João Saraiva, o projeto é interessante ao possibilitar que áreas verdes da cidade sejam recompostas, além de colocar a sociedade como corresponsável pela recuperação e preservação desses locais. Ele ressalta a necessidade de fiscalização e acompanhamento dos espaços para que o patrimônio público não seja posto em risco.

Parques

Além desse cuidado possível com os espaços verdes da cidade, também foi anunciado encaminhamentos para a criação de três parques em Fortaleza: o Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, e o Jangurussu e o Guararapes, nos bairros de mesmo nome.

Segundo Roberto Cláudio, o projeto do parque Rachel de Queiroz passará por adequações. Os projetos para os dois outros serão construídos.“Queremos entregá-lo para a cidade de Fortaleza até o final da nossa gestão”, falou o prefeito, sobre o parque Rachel de Queiroz.

Segundo a titular da Seuma, Águeda Muniz, somente nos primeiros meses de gestão foi possível perceber a existência de outras áreas onde deveriam ser implantados parques em Fortaleza e que não receberam essa destinação.

O ambientalista João Saraiva comentou que essas ações devem servir para um programa mais amplo de arborização de Fortaleza, cidade que definiu como carente de áreas verdes públicas. (Samaisa dos Anjos)

ENTENDA A NOTÍCIA

Entidades da sociedade civil, associações de moradores, sociedades de amigos de bairro, terceiros interessados, empresas e órgãos e demais entidades de direito público ou privado poderão adotar espaços verdes de Fortaleza por meio do edital Adote o Verde. Prazo para interessados é até 3 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.