domingo, 14 de abril de 2013

A CIDADE FANTASMA



Cidade Fantasma: Fordlândia



Fordlândia é uma cidade fantasma no meio da Floresta Amazônica.
Henry Ford comprou grandes quantidades de terras na Amazônia com o intuito de explorar as seringueiras (fornecedoras de borracha) para conseguir material para pneus. Para auxiliar a exploração, a Ford criou em 1928 a Fordlândia, visando garantir o abastecimento de borracha. A cidade ganhou milhares de moradores, de várias classes sociais, tanto brasileiros quanto norte-americanos.
O projeto não obteve êxito, pois a terra era infértil, nenhum dos gerentes da Ford tinha experiência com a agricultura nessa região, havia pragas nas seringueiras, e para piorar a situação, os trabalhadores brasileiros entravam em atrito com os padrões da empresa, que eram norte-americanos, assim eles recebiam refeições que não tinham costume e eram tratados de modo diferenciado.
Fordlândia
Em 1930, chegou a haver uma revolta por causa da política da empresa, assim os gerentes tiveram de se esconder até o exército intervir e estabelecer a ordem. Assim havia baixa produtividade. A cidade tinha uma boa infraestrutura, com um hospital, cinema e escolas, estação de tratamento de água, usina, vários quilômetros de estradas e outras importantes construções. Com a descoberta da borracha sintética e a baixa procura pela borracha comum após a Segunda Guerra Mundial, a Ford desistiu da cidade em 1945 e vendeu as terras, tendo um prejuizo de milhões de dólares, e aos poucos a cidade foi abandonada.
Veja abaixo algumas imagens da cidade-fantasma:


Fordlândia
Fordlândia
Fordlândia

Hoje, o que restou foram várias construções em ruínas numa região totalmente isolada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.