quinta-feira, 25 de abril de 2013

IRISDIAGNOSE



Irisdiagnose é o método de prognosticar as doenças ou alterações orgânicas, anomalias, etc., pela simples e direta observação da Íris, ou parte escura dos olhos que é circundada pelo chamado "branco dos olhos".
Nesse método pode-se observar diretamente a íris sem nenhum recurso técnico ou, preferentemente, uma lente de aumento ajustada a um foco luminoso como uma simples lanterna de bolso. Existem lupas iluminadas bem possantes que facilitam mais ainda e aparelhos denominados iridoscópios, próprios para tal exame; estes aparelhos ampliam em muitas vezes o campo a ser observado e aceitam o acoplamento de uma câmera fotográfica. Alguns aparelhos oftalmológicos comuns podem também ser usados, como a lâmpada de fenda, por exemplo. Existem vários tipos de iridoscópios dos mais variados alcances e formas; no Brasil ainda não se fabricam estes aparelhos sendo necessário importá-Ios da Alemanha, Estados Unidos e Japão.
Para que o prognóstico seja possível é preciso uma boa visualização, o que nem sempre é possível dada a necessidade de piscar, lacrimejamento, etc. A íris mostrará sinais específicos e inespecíficos que deverão ser interpretados segundo suas características e localização.
É importante afirmar que a Irisdiagnóse não é o estudo das doenças relativas à íris ou aos olhos; mas de qualquer parte do corpo. Da mesma forma não significa o mesmo que exame de "fundo de olho" que vem a ser um método de verificação de alterações da retina e seus vasos e que surgem em casos de diabetes, edema cerebral, doenças retinianas, cegueira, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.