domingo, 21 de abril de 2013

OS CASAMENTOS DE ANTIGAMENTE





OUTROS TEMPOS

Blogue de vitorfaria :Conhecer, aprender e evoluir, OUTROS TEMPOS
Em Trancoso, uma bela cidade do Norte de Portugal, existe uma pequena capela que, numa das paredes laterais do exterior, tem afixada a placa em azulejo que está na foto.
Ficamos portanto a saber que umas centenas de anos depois do casamento do Rei D. Diniz com D. Isabel de Aragão, se ergueu a referida capela para assinalar o evento, realizado naquela cidade.
Estes velhos costumes de erguer monumentos, capelas ou igrejas, para assinalar datas de casamentos perdeu-se por completo.
São coisas de outros tempos, que agora não se justificam. E a razão parece ser bem simples, com o tempo que agora duram os casamentos e a demora que qualquer obra leva a ser concluída, quando o monumento estivesse pronto, teria, em noventa por cento dos casos, de ser apresentado como erigido para perpetuar a memória do divórcio em vez do casamento.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, e o tempo que dura uma coisa que, em tempos, era para toda a vida, agora nem dá para mandar emoldurar as fotografias quanto mais para erguer capelas. Outros tempos.
Vitor Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.