Definição e Sintomas
A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico do movimento progressivo e degenerativo que afeta muitos brasileiros. Embora ela se desenvolva tipicamente após os 65 anos de idade, aproximadamente 15% das pessoas com o problema desenvolvem a doença de Parkinson de início precoce antes de atingirem os 50 anos de idade.1
Conforme a doença de Parkinson progride, ela se
torna cada vez mais incapacitante, tornando as atividades diárias como tomar
banho ou vestir-se difíceis ou impossíveis. Muitos dos sintomas da doença de
Parkinson envolvem o controle motor, a capacidade de controlar seus músculos e
seu movimento.
Os quatro sintomas primários da
doença de Parkinson são:
- Tremor (agitação involuntária e rítmica de um membro, da cabeça ou do corpo todo) – O sintoma mais reconhecido da doença de Parkinson, o tremor, frequentemente começa com um tremor ocasional em um dedo, que eventualmente se espalha para o braço todo. O tremor pode afetar somente uma parte ou lado do corpo, especialmente nos primeiros estágios da doença. Nem todas as pessoas com doença de Parkinson têm tremores.
- Rigidez (dureza ou inflexibilidade dos membros ou juntas) – A rigidez muscular experimentada com a doença de Parkinson frequentemente começa nas pernas e no pescoço. A rigidez afeta a maior parte das pessoas. Os músculos tornam-se tensos e contraídos e algumas pessoas poderão sentir dor ou dureza.
- Bradicinésia ou acinésia (lentidão de movimento ou ausência de movimento) – A Bradicinésia é um dos sintomas clássicos da doença de Parkinson. Com o tempo, uma pessoa com a doença de Parkinson pode desenvolver uma postura curvada e um andar lento e arrastado. Eles também podem eventualmente perder sua capacidade de começar e continuar a se mover. Após alguns anos, eles podem experimentar acinésia, ou "congelamento", e podem não ser capazes de se mover de forma alguma.
- Instabilidade postural (equilíbrio e coordenação prejudicada) – Uma pessoa com instabilidade postural pode ter uma posição curvada, com a cabeça inclinada e os ombros caídos. Essas pessoas podem desenvolver uma inclinação para frente ou para trás, e podem ter quedas que causam ferimentos. As pessoas com inclinação para trás têm tendência à "retropulsão", ou caminhar para trás.
Causas e Fatores de Risco
A doença de Parkinson é causada pela degeneração de uma pequena parte do cérebro chamada substantia nigra (substância negra). Conforme as células cerebrais da substantia nigra morrem, o cérebro começa a se privar da dopamina química.
A dopamina permite que as células cerebrais
envolvidas no controle dos movimentos se comuniquem, e níveis reduzidos de
dopamina levam aos sintomas da doença de Parkinson. De acordo com a National
Parkinson Foundation (Fundação Nacional para a Doença de Parkinson), 80% das
células produtoras de dopamina são perdidas antes mesmo que os sintomas motores
da doença de Parkinson apareçam.2
A doença de Parkinson frequentemente se torna
crescentemente incapacitante com o tempo. Se você sofre de doença de Parkinson,
você pode ter problemas para executar atividades diárias como levantar-se de uma
cadeira ou mover-se por uma sala. Conforme a doença progride, algumas pessoas
precisam usar uma cadeira de rodas ou ficar permanentemente acamadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.