domingo, 5 de maio de 2013

COMO ECONOMIZAR ÁGUA NESSE PERÍODO DE SECA


Shopping centers economizam com reúso da água

Shopping desenvolvem ações de reutilização e uso sustentável da água. Com as iniciativas, os custos com o produto também são reduzidos
EDIMAR SOARES
Uma das principais ações desenvolvidas por shoppings para o uso sustentável da água são direcionadas a adaptações nos banheiros

A água do banheiro para regar as plantas. É isso que o Shopping Iguatemi faz. Com a percepção de irregularidades no abastecimento de água em Fortaleza, em 1994, o estabelecimento criou a própria Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). É um sistema de reuso da água, utilizado para irrigar os jardins e resfriar o sistema de ar-condicionado do complexo.

O uso inteligente da água ajuda a economizar um recurso que ainda tem distribuição irregular em alguns bairros de Fortaleza. Com o programa de consumo de água, o Iguatemi reduz em 31% a conta de água mensal. Segundo o gerente de manutenção do shopping, Paulo Bandeira, o gasto com água era de R$ 360 mil e, depois da instalação do sistema de tratamento, passou a pagar RS 250 mil.

O sistema tem capacidade para tratar 750 metros cúbicos (m³) de água, no entanto, segundo Paulo Bandeira, nunca chegou a essa quantidade. O gerente informa que a quantidade de água tratada por dia é de 450 m³ e, em dias de pico, o volume chega a 530 m³.

Ar no lugar de água
O North Shopping de Fortaleza e de Maracanaú utilizam água de poços para regar os jardins; regulam as válvulas de descargas com frequência e usam equipamentos de limpeza que minimizam o consumo. Além disso, possuem ar-condicionado refrigerado a ar, em outros casos, utilizam a água para refrigerar o equipamento, revelaram os empreendimentos por meio da sua assessoria de imprensa.

O intuito é economizar 20% das despesas com água, que giram em torno de R$ 25 mil no empreendimento de Fortaleza e R$ 8,5 mil no de Maracanaú, informaram.

Campanhas de conscientização aos funcionários para economizar água são realizadas. nas lojas Itamaraty e nos shoppings Aldeota e Avenida.

Nas Itamaraty já dura quatro anos, segundo a proprietária Luiziane Cavalcante. “Em nossas convenções, elaboramos metas para o ano inteiro. Economizar água é uma delas”, afirma. A proprietária diz que cartazes e mensagens são colocados nas lojas a fim de conscientizar funcionários e clientes a economizarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.