quinta-feira, 2 de maio de 2013

LITERATURA CEARENSE EM FOCO


Gratuito

Seminário no CCBNB coloca literatura cearense em foco


Pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho faz palestra de abertura do encontro "Iluminuras da Palavra"

Em ordem cronológica, primeiro veio o seminário avançado de arte "Literatura Cearense: entre a terra e a água", realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza, em 2012. A ação deu origem ao livro Migrações - a literatura cearense entre a terra e a água, antologia que reuniu ensaios da coleção Diálogos Emergentes, produzida também pelo CCBNB.

O escritor e pesquisador Gilmar de Carvalho, que profere palestra de abertura Foto: Tuno Vieira
Agora, as sementes do projeto voltam a germinar em 2013, com um segundo seminário avançado, batizado "Iluminuras da Palavra", cujo foco é novamente a produção cearense, com especial atenção ao escritor Moacir Costa Lopes, já falecido. O formato é o mesmo do ano passado, com 12 horas de atividades, hoje e amanhã. A participação é gratuita.

Momentos

A programação está dividida em três etapas. Em "O que se lê", após algumas leituras poéticas, acontece a palestra de abertura "A experiência da palavra", com o escritor e pesquisador Gilmar de Carvalho. No mesmo dia, em um segundo momento chamado "O que se sente", será realizada a mesa redonda "Espaços de leitura", com Armando Lucas (Rede Estadual de Ensino), Regina Ribeiro (Edições Demócrito Rocha) e Solange Kate (Clube do Leitor - CCBNB), voltada à discussão sobre espaços comunitários de leitura.

No dia 3, cuja programação foi batizada "O que se transfigura", acontece outra mesa redonda, "Iluminuras da literatura cearense", com os professores Batista de Lima (Unifor, colunista do Caderno 3), Cleudene Aragão (Uece) e Susana Frutuoso (RME). Antes, às 15 horas, será exibido o DVD do programa de debates Literato, com Moacir Costa Lopes. Às 18 horas a professora Camila Oliveira (Uece) faz uma homenagem ao escritor. A noite se encerra com o lançamento do livro Migrações.

Homenageado

O escritor cearense Moacir Costa Lopes, "o romancista dos mares", homenageado do seminário: inspiração em cenários marítimos para obras
Lopes nasceu em Quixadá em 11 de junho de 1927. Órfão muito cedo, morou com um tio e os irmãos em Baturité e, depois, em Fortaleza. À época, já alimentava o apetite pela leitura, especialmente de cordéis e folhetins. Em 1942, ingressou na Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará. Viajou pela costa brasileira e por vários países como Uruguai, Paraguai, Argentina, Cuba e Estados Unidos. Em todos os navios em que servia criava uma biblioteca com doações, além de manter o hábito da escrita diária.

Provavelmente é dessa experiência que surge a presença do universo marítimo em seu trabalho - como no premiado romance Maria de Cada Porto, iniciado em 1949 e publicado somente dez anos depois. Entre outras obras de sua autoria está o famoso romance A Ostra e o Vento, publicado em 1964. Moacir Faleceu no Rio de Janeiro, onde morava, em 2010.(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.