Patrimônios da Humanidade
- Fernando de Noronha -
A 360 km de Natal, pertencendo ao estado de Pernambuco, o Arquipélago de Fernando de Noronha é um santuário ecológico formado por 21 ilhas de natureza preservada como poucos lugaras do país. Com suas praias maravilhosas e sua rica fauna, possui um grande número de golfinhos, tartarugas, peixes tropicais e pássaros marinhos.
A 360 km de Natal, pertencendo ao estado de Pernambuco, o Arquipélago de Fernando de Noronha é um santuário ecológico formado por 21 ilhas de natureza preservada como poucos lugaras do país. Com suas praias maravilhosas e sua rica fauna, possui um grande número de golfinhos, tartarugas, peixes tropicais e pássaros marinhos.
- Centro Histórico de Ouro Preto -
Fundada em 1711, Ouro Preto é a antiga capital de Minas Gerais e era o coração da corrida do ouro no século XVII. Com final das minas de ouro no século XIX, a influência da cidade diminuiu. Apesar disso, marcos da cidade como a Igreja de São Francisco de Assis, a praça Tiradentes e as esculturas do Aleijadinho testemunham a antiga prosperidade de Ouro Preto.
- Centro Histórico de Olinda -
"Capital da cultura", Olinda foi fundada no século XVI e tem uma mistura de arquitetura colonial portuguesa e holandesa. O centro Histórico de Olinda tem casas coloridas, igrejas, capelas e, possui um dos mais animados carnavais.
- São Miguel das Missões -
O sítio arqueológico de São Miguel das Missões Arcanjo, no Rio Grande do Sul, possui ruínas jesuíticas construídas entre os séculos XVII e XVIII em território guarani, fazendo parte do Patrimônio da Humanidade segundo a UNESCO.
- Centro Histórico de Salvador -
Primeira capital do Brasil, entre 1548 e 1765, Salvador da Bahia foi um ponto de convergência das diversas culturas que formou o nosso país. O centro Histórico de Salvador gravita ao redor do Pelourinho, se estende aos bairros da Sé e do Pilar e entrou no Patrimônio da Humanidade em 1985.
- Santuário de Matosinhos -
Situado no município de Congonhas, em Minas Gerais, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é composto por sete capelas e uma basílica com esculturas dos doze profetas feitas pelo escultor Aleijadinho. O Santuário foi fundado pelo português Feliciano Mendes como agradecimento por uma cura milagrosa.
Situado no município de Congonhas, em Minas Gerais, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é composto por sete capelas e uma basílica com esculturas dos doze profetas feitas pelo escultor Aleijadinho. O Santuário foi fundado pelo português Feliciano Mendes como agradecimento por uma cura milagrosa.
- Parque Nacional do Iguaçu -
Um dos maiores espetáculos encontrados no país, e provavelmente no mundo, está no estado do Paraná, na beira do Rio Iguaçu. O Parque Nacional do Iguaçu e suas famosas cataratas podem ser apreciadas tanto em solo brasileiro quanto argentino em meio a ricas faunas e flora.
- Brasília -
Projetada por Lúcio Costa com arquitetura de Oscar Niemeyer, Brasília surgiu nos anos 1960 para ser a capital do Brasil. Com a forma de um avião, seguindo o Plano Piloto de Brasília, a cidade entrou no Patrimônio Mundial em 1982 e é até hoje um dos mais surpreendentes exemplos de urbanismos e arquitetura, com obras emblemáticas como a catedral de Brasília e o Palácio do Planalto.
- Parque Nacional da Serra da Capivara -
Criado no Piauí para preservar um dos maiores tesouros arqueológicos do mundo, com mais de 30.000 inscrições pré-históricas de até 60.000 anos. O Parque Nacional da Serra da Capivara possui também belezas naturais, com formações rochosas impressionantes.
- Centro Histórico de São Luís -
A capital maranhense foi fundada por franceses e ocupada por holandeses antes de passar pelo o controle português. Seu Centro Histórico, que data do final do século XVIII, preservou de maneira excepcional as ruas e prédios: há aproximadamente 2500 imóveis tombados.
- Reservas da Mata Atlântica do Sudeste -
A Mata Atlântica já foi a segunda floresta tropical da America, mas sofreu muito com o desmatamento. Hoje as Reservas da Mata Atlântica do Sudeste, entre São Paulo e Paraná, são um conjunto de mais de 20 reservas com 500.000 hectares.
- Reserva da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento -
Cerca de 112.000 hectares entre a Bahia e o Espirito Santo se dividem em oito áreas protegidas de Mata Atlântica e restingas, formando as Reservas da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento. A preservação da vegetação e da fauna local mostram a Mata Atlântica original, como se encontrava antes do descobrimento do país. Lamentavelmente, foi pouco preservada em outras regiões.
- Centro Histórico de Diamantina -
A cerca de 300 km de Belo Horizonte, Diamantina foi fundada em 1831 e seu centro Histórico foi tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1999. Cidade natal de Juscelino Kubitschek. Diamantina é uma bela mostra da arquitetura colonial em meio das montanhas de Minas Gerais.
- Parque Nacional do Jaú -
Maior parque nacional de selva do mundo, o Parque Nacional do Jaú, no Amazonas, faz parte do Complexo de Conservação da Amazônia Central. O Parque tem uma superfície de mais de 2 milhões de hectares e o Complexo totaliza mais de 5 milhões de hectares, criando uma reserva única de fauna e flora em um dos maiores santuários da biodiversidade do planeta.
- Complexo de Conservação do Pantanal -
Cobrindo uma área de 190.000 hectares (1,3% da extensão total do Pantanal brasileiro), o Complexo de Conservação do Pantanal inclui quatro áreas de preservação no sudoeste do Mato Grosso. A diversidade e abundância de sua vegetação e de sua vida animal fazem desta região um lugar único e espetacular.
- Áreas Protegidas do Cerrado -
O sítio do Patrimônio da UNESCO chamado Áreas Protegidas do Cerrado inclui os parque nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas, no estado de Goiás. Paisagens impressionantes e um ecossistema com espécies ameaçadas de extinção fizeram com que estas áreas fossem tombados pela UNESCO em 2001.
- Centro Histórico de Goiás -
Conhecido como cidade de Goiás, ou Goiás Velho, o município de Goiás foi capital do estado homônimo até o fim dos anos 1930. Acidade entrou na lista do Patrimônio da UNESCO em 2001 pela sua arquitetura barroca, testemunha da arquitetura colonial no centro do Brasil, cercada por belas paisagens.
- Praça São Francisco -
No coração de São Cristóvão, município sergipano da região metropolitana de Aracaju, a Praça São Francisco reúne prédios históricos como o Convento de São Francisco e a Santa Casa de Misericórdia. A praça representa um monumento especial da nossa história: o período da União Ibéria, quando entre 1580 e 1640, Portugal e Espanha estiveram unidos sob a mesma coroa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.