terça-feira, 2 de julho de 2013

Entenda a Reforma Política proposta por Dilma


2/7/2013 às 00h05

Dilma manda hoje proposta de plebiscito para o 
Congresso Nacional

Presidente vai propor temas da consulta, como financiamento de campanha e padrão do voto

Carolina Martins, do R7, em Brasília
Entre o vice-presidA presidente Dilma Rousseff vai enviar nesta terça-feira (2) ao Congresso Nacional uma sugestão de plebiscito para fazer a reforma política. O anúncio foi feito ontem à noite, durante reunião na Granja do Torto, em Brasília (DF), com o vice-presidente Michel Temer, ministros e representantes das 39 pastas.
Além da mensagem, Dilma declarou que vai propor aos parlamentares os temas a serem tratados na questão da reforma política.
— Basicamente, diz respeito ao financiamento das campanhas e ao padrão de voto vigente, se é proporcional, se é distrital, se é misto. Amanhã vocês vão ver quais são as sugestões.
Dilma lembrou que não vai elaborar as perguntas, já que isso é responsabilidade do Congresso e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A presidente informou que já consultou a Corte Eleitoral, sobre as datas de possível realização da consulta popular.  
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, deve dar um panorama sobre as possibilidades também nesta terça-feira, segundo Dilma.
O governo trabalha com a possibilidade de as mudanças no sistema político valerem já nas eleições de 2014. Para isso, as alterações precisam ser concluídas, no máximo, em outubro deste ano.
Presidente rechaça governo 'padrão Fifa' e diz: é 'padrão Felipão'Fabio Rodrigues Pozzebom/01.07.2013/ABr
“Governo Felipão”
Durante a conversa que teve com jornalistas durante a reunião no Torto, a presidente foi questionada se seu governo era padrão Fifa (Federação Internacional de Futebol) — uma alusão às manifestações das ruas, que pediam escolas e hospitais “padrão Fifa”.
Dilma respondeu, dando preferência ao técnico da seleção brasileira, que seu governo é “padrão Felipão”. A presidente deverá se encontrar com os atletas e a comissão técnica após o descanso dos jogadores.
Popularidade em queda
A presidente também comentou a última pesquisa Datafolha, de sábado (28), que mostra uma queda de 27 pontos percentuais na popularidade do governo nas últimas três semanas — agora, 30% dos eleitores consideram a gestão Dilma ótima ou boa. A presidente admitiu que respeita os números da pesquisa.
— Eu nunca comentei pesquisa, nem em cima nem embaixo. Eu recebo pesquisa pelo valor de face. É um retrato do momento e a gente tem que respeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.