quinta-feira, 11 de julho de 2013

VALE A PENA SABER


COISAS DO ARCO-DA-VELHA -2

Blogue de vitorfaria :Conhecer, aprender e evoluir, COISAS DO ARCO-DA-VELHA -2
AS MAGNÓLIAS

A magnólia que tomou o nome de um professor de botânica de Montpellier, Pierre Magnol, que viveu no século XVIII, é um género de planta que compreende catorze espécies, todas elas caracterizadas pela sua beleza e pelo delicioso perfume das suas flores. A magnólia pode encontrar-se na China, no Japão, nos Himalaias, no México e nos Estados Unidos da América.
Como é natural as espécies asiáticas foram as primeiras que se cultivaram. Os chineses guardavam, e crê-se que guardam ainda, as sementes desta planta como medicamento e para temperar o arroz.

OURO

Sabia que o ouro pode ser laminado até formar uma folha 1200 vezes mais delgada que o papel de jornal?
Há quem defenda, que os ourives da antiga Mesopotâmia, já conseguiam elaborar máscaras mortuárias em ouro, cuja a espessura se aproximava muito da acima indicada.

O CHÁ DAS CINCO

O famoso hábito inglês de tomar o “chá das cinco” deve-se a uma portuguesa. De facto, foi introduzido em Inglaterra por Catarina de Bragança, mulher do rei Carlos II. Facto que os ingleses não gostam de reconhecer por considerarem esse hábito uma verdadeira instituição nacional.

A CINZA E AS FLORES

É sabido que a cinza dos cigarros é alcalina; pois bem, se deitarmos um pouco de cinza sobre uma flor encarnada, obtém-se uma tonalidade verde ou azul no sitio tocado por ela. Desta maneira, podem conseguir-se artificialmente flores raras. Com o processo indicado obtém-se cor amarela nas rosas brancas e lírios; azul, nas malvas e pelargónicos; e verde, nos gerânios, hortênsias, violetas e rosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.