Por: Flavyo Hamos | E-mail: master@flavyohamos.com.br
Uma dieta equilibrada ajuda a manter fios bonitos e saudáveis
Manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos com regularidade garante não só o corpo e a mente em dia, mas a saúde capilar. Os produtos que prometem força e vitalidade devem ser, portanto, apenas auxiliares da beleza.
A adoção de dietas restritivas para emagrecer pode levar à falta de nutrientes no organismo e provocar queda dos fios. Para amenizar, as pessoas costumam recorrer aos nutricosméticos para repor, na verdade, a deficiência nutricional.
Frutas secas são importantes oligoelementos para a constituição do fio; alimentos integrais são ricos em complexo B, ferro, magnésio e zinco. Os alimentos ricos em vitamina E, como gérmen de trigo e óleo de semente de girassol, ajudam a combater a quantidade de radicais livres gerados no dia a dia pelo estresse, poluição, entre outros fatores. Para absorver bem os nutrientes beber água é fundamental!
Indivíduos com intolerância à lactose devem cuidar para repor proteínas através do leite de soja e o organismo, bem nutrido, não responderá com problemas capilares.
Uma dieta equilibrada pode atenuar também a queda capilar, mas não dá conta de evitar o afinamento dos fios, uma vez que a causa é genética. Os cabelos podem cair com velocidade acelerada por uma fase mais intensa de expressão da própria calvície, mas, em geral, caem mais rapidamente por outras causas, como deficiência de vitaminas, de ferro e proteínas, oleosidade excessiva, problemas de tireóide ou outras causas menos frequentes.
Já a dermatite seborréica é acelerada pelo consumo de frituras e alimentos ricos em gorduras, auxiliando indiretamente na inflamação do bulbo e fazendo com que os cabelos demorem menos para cair. E se a pessoa tiver tendência genética a desenvolver calvície (alopécia androgenética) o resultado é ainda pior.
Se a dieta já é adequada e a pessoa, mesmo assim, quer fazer uso de nutricosméticos é indispensável o acompanhamento médico para avaliação e orientação sobre consumo, dosagem e tempo. Isso ajuda a evitar alergias, além de que crianças, gestantes, lactantes e pacientes com problemas no funcionamento do fígado ou dos rins não podem usar a vitamina.
O uso deste nutricosméticos deve ser associado ao de produtos de uso tópico no couro cabeludo ou via oral, num período nunca menor que três meses, para que os resultados comecem a aparecer.
Fonte: Revista Styllo in | Ano VIII - Nº 52 pág. 40 | www.artfive.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.