sábado, 17 de agosto de 2013

Você Sabia?

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

* Várias fortificações construídas pelos portugueses receberam nomes de santos. Isso porque no calendário católico cada dia do ano homenageia um santo.
A construção do Fortim de São Tiago está associada ao dia 3 de maio, dia de São Tiago. No dia 20 de janeiro de 1612, festa de São Sebastião, Martim Soares Moreno retornou à capitania do Ceará e iniciou a construção do forte que batizou com o nome do santo.
Em 1654, os portugueses retomaram dos holandeses o Forte Schoonenborch. Isso aconteceu no dia 15 de agosto, festa da Assunção de Nossa Senhora. Por isso, os portugueses rebatizaram o forte como Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Esse forte deu origem a um povoado que se transformaria em vila e, mais tarde, na cidade de Fortaleza.





* No Brasil colonial, havia engenhos de açúcar no litoral do Ceará, embora não fossem tantos nem tão produtivos quanto os da capitania de Pernambuco. Junto aos engenhos se praticava a criação de gado e a pecuária. Além de utilizar os bois para movimentar as moendas e puxar os carros que transportavam a cana-de-açúcar, a carne do gado alimentava os colonos.
Na capitania do Ceará, ao contrário de outras localidades onde se produzia açúcar, a mão de obra de africanos escravizados não foi muito utilizada. Nas fazendas de gado, mais tarde transferidas para o sertão, predominou o uso de mão livre, principalmente de mamelucos, filhos de indígenas e europeus.
Fonte: História do Ceará - Renata Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.