terça-feira, 26 de novembro de 2013
Capital ganha 1.267 mudas de árvores frutíferas e nativas
A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), responsável pela implantação e manutenção dos canteiros centrais da cidade, informou, em nota, que neste ano foram plantadas 1.267 mudas de árvores frutíferas e nativas em espaços públicos, além de 12.406 m² de arbustos. O órgão afirma que a prioridade é para os pontos mais movimentados da Capital, como grandes avenidas, praças e parques. Garante ainda que os jardins recebem manutenção com irrigação, capinação e podas.
A Emlurb esclarece que as equipes monitoram as áreas de grande concentração de espécies antigas e, quando detectam a necessidade de intervenção, realiza o tratamento adequado, com a utilização de adubo orgânico, à base de bagana e podas corretivas. Sobre o caso do oiti morto na Rua Carlos Vasconcelos, informa que na manhã de hoje (26) um agrônomo da Secretaria Regional II irá ao local verificar a situação e, caso seja constatado que a árvore está morta, providenciará a retirada da mesma ainda esta semana.
Já Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) explica que faz processo licitatório para a contratação da elaboração do Plano de Arborização de Fortaleza, que será composto por um diagnóstico da arborização, a priorização de áreas para arborizar e um plano de manutenção pós-plantio.
Acrescenta que foi desenvolvido pelos técnicos da Seuma um Manual de Arborização Urbana, com informações das melhores espécies, das técnicas adequadas de plantio e transplantio, orientações para a poda e outros. O lançamento do manual é previsto para dezembro deste ano. Outro viés de atuação do órgão é através dos Projetos Pilotos de transplante de árvores adultas para algumas áreas, como a Avenida Paulino Rocha.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.