sábado, 17 de janeiro de 2015

A Cisne Grasna a Mensagem da Boa Nova - João Eudes Costa


JOÃO EUDES COSTA

O estudo da astronomia é um dos mais antigos projetos científicos. Existe estudo dos astros feito pelos chineses há 3.000 anos A.C. Todavia, foi cientista alemão Frederico Guilherme Bessel, nascido em Minden em 1784, que, através de suas observações dos movimentos dos astros, resolveu estudar a constelação boreal Cisne, que, sem dúvida, é a mais rica em estrelas duplas ou múltiplas. Destaca-se no firmamento, superando ate mesmo a de Centauro a mais próxima de nosso planeta.
A ave CISNE, da família dos anatídeos, habita em lugares elevados, gritam quando em voos, um canto melodioso que a crendice popular atribui ao cisne moribundo.
O CISNE representativo de nossa faculdade não grasna por estar enfermo, prevendo o fim de sua existência. Nosso abençoado CISNE escolheu para construir sua morada e urdir o seu ninho no cume de um de nossos monólitos. Feliz passeia tranquilo por entre esses gigantes de pedra, solfejando a partitura da felicidade, sabendo que são atentos vigilantes a protegê-lo, garantindo a sua longevidade, para cumprir a missão de semear o saber, assegurando um futuro promissor a uma juventude, que reclama pela oportunidade de se libertar dos grilhões da ignorância.
Quixadá vive, hoje, mais um dia de glória, porque com a Inauguração da FACULDADE CISNE escrevemos mais uma bela página de nossa história.
A constelação de Cisne com a sua luminosidade despertou no astrólogo Bessel o interesse para estudo científico sobre a movimentação dos astros, quando então foi possível calcular a distância entre as estrelas.
A Faculdade Cisne foi a intensa luz que os cientistas das letras descobriram capaz de guiar, com segurança, a juventude pelo caminho em busca das memoráveis conquistas.
Frederico Diógenes Ferreira Cirino, Ciro Gomes Magalhães, José Nilson Ferreira Gomes Filho, Alineane Ferreira dos Santos e Dom Adélio Tomazim são fulgurantes estrelas da constelação de nosso Cisne, que não sobrevoará os inselbergs quixadaenses com a voz de lamento de um moribundo e sim com o alegre cantar de um mensageiro portador de notícias de otimismo no progresso da querida Quixadá e bem-estar de todos que amam, verdadeiramente, a nossa terra.
.Parabéns e gratidão aos que idealizaram e tornaram realidade esta grande obra, aos bravos operários, funcionários e todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, colaboraram para efetivação deste momento festivo, que colocará Quixadá entre os importantes núcleos universitários do nordeste brasileiro.
Por mais humilde que sejamos, temos algo a oferecer para a concretização dos grandes projetos. A união em prol do bem estar coletivo é a essência da grandeza espiritual.
A Faculdade Cisne é bem o exemplo dessa assertiva. Os rios, por modestos que sejam, concorrem para a grandeza do mar. A gota d’água de nosso saber, unindo-se, transforma-se numa chuva torrencial capaz de formar o imenso oceano da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.