quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Secretário de Cultura de Quixadá pede demissão da pasta que ocupava com muito brilhantismo.


Giliarde Silva

Comunico aos amigos (as) que na tarde desta terça-feira, 13, recebi a resposta da exoneração do cargo de presidente da Fundação Cultural de Quixadá, na qual havíamos formalmente solicitado no dia 19 de dezembro de 2014.
Em tempo, apresento uma sucinta prestação de contas dos quase nove meses em que passamos a frente deste que julgo como importante órgão de promoção e valorização da cultura de nossa Quixadá.
Encontramos uma equipe receptiva, que juntamente com os profissionais que chegaram comigo para potencializar e dinamizar os trabalhos, conseguiram grandes avanços. Reestruturamos os cursos de violão e teclado e reativamos os cursos de flauta doce, dança e teatro. Em parceria com o SENAC conseguimos cursos do PRONATEC nas áreas de hotelaria e hospedagem. Deixamos garantido a realização do Curso de Fotografia, com início previsto para fevereiro de 2015.
Outra grande conquista na qual destaco com muito orgulho foi à aprovação da Lei Municipal que possibilitará a criação do Fundo Municipal de Cultura, na qual os tramites legais para criação do fundo já se encontram bastante avançado.
Buscamos manter um diálogo permanente com grupos e organizações, onde cito o exemplo do Reisado Boi Coração da Comunidade de Boa Água, distrito de Cipó dos Anjos. Nossa equipe técnica conseguiu aprovar projeto que garantiu investimentos na ordem de aproximadamente 15 mil reais, destinados para a manutenção do grupo.
A cultura Quixadaense ultrapassou as fronteiras do Ceará. O Grupo de Dança “Faces” em viagens viabilizadas pela Fundação Cultural, marcou presença em vários festivais, encantando os olhares, por exemplo, do povo pernambucano, em apresentação na Cidade de Exu-PE. O mesmo grupo foi ao Festival de Hip Rop do Centro Cultural Dragão do Mar. Apoiamos também outros grupos viabilizando o deslocamento para diversas cidades do Ceará.
Participamos do 4° Encontro Nacional de Produtores Culturais, realizado na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, experiência única que possibilitou o intercâmbio e o compartilhamento de ideais na área da gestão cultural. Passamos a integrar o Fórum Regional de Cultura e Turismo do Sertão Central, onde a Fundação Cultural participou de três edições nas cidades de Pedra Branca, Quixadá e Ibicuitinga.
Não medimos esforças para garantir o apoio necessário aos grupos de tradições juninas de nosso município, assim, viabilizamos a montagem da quadrilha Milho Verde, que também levou o nome de Quixadá para os principais festivais juninos do Estado do Ceará, como os realizados nas cidades de Iguatu, Maracanaú, Caucaia, e Fortaleza.
Viabilizamos a ida da CIA de Dança Rastro ao município de Iguatu, onde participou de um marcante evento.
A valorização da sétima arte também foi pauta de nosso trabalho. Firmamos parceria com o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, e juntos trouxemos para Quixadá a Escola de Cinema do Sertão, projeto este custeado pela Petrobras.
Exercendo a intersetorialidade na gestão pública municipal, a Fundação Cultural foi parceira das atividades realizadas pelas diversas pastas da Prefeitura. Neste sentido, cito como ponto alto, a realização do Espetáculo a Paixão de Cristo, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDET), que contou com nosso irrestrito apoio. Realizamos também em parceria com a Secretaria de Educação, duas importantes atividades, que foram: Concurso de Melhores Frases com o tema “Minha Mãe é Dez”, que estimulou a criatividade e premiou alunos da rede municipal de ensino e a II Edição da Feira Literária. Mais recentemente, fomos parceiros do Gabinete do Prefeito na idealização do Luau Cultural, evento que integrou as comemorações do dia do município.
Apoiamos ainda a realização do festival de musica estudantil do Colégio Estadual.
Fechamos o ano de 2014 celebrando e brindando a arte dos nossos talentos por meio da realização do Festival de Esquetes Teatrais com a participação de um maior número de grupos, e a Cantata de Natal, projeto este viabilizado pelo Governo do Estado do Ceará,
Por fim, quero fazer alguns agradecimentos aos que nos ajudaram a lograr êxito nesta caminhada, e faço primeiramente em nome de todos os funcionários da Fundação Cultural de Quixadá; aos secretários e secretárias da Prefeitura; a primeira-dama Juvenina Calixto; prefeito João Hudson; a Câmara Municipal em nome do vereador Audênio Moraes, que foi um parceiro de todas as horas; aos amigos Renato Remigio e Otávio, assessores da Secretaria de Cultura do Ceará; ao historiador João Eudes Costa e sua esposa Angela Borges, como também a amiga Maria Prima; a imprensa na pessoa do jornalista e radialista Wanderley Barbosa, ao amigo Adriano Souza do Instituto Assum Preto e ao meu amigo, irmão e grande assessor Adriano Bessa.
Destaco em especial o meu agradecimento ao deputado Estadual Tomaz Holanda e a todos os que fazem o PPS do Ceará Pps Ce. Ficam ainda os meus mais sinceros agradecimentos aos que de forma direta ou indireta contribuíram com o nosso trabalho.
Forte abraço,
Giliarde Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.