COMO SURGIU A PREVISÃO DO TEMPO? |
No dia 11 de julho de 1887, uma terrível tempestade marcou a história da meteorologia no Brasil. Nessa data, o navio Rio Apa, com cerca e 120 pessoas a bordo, foi pego desprevenido pela chuva no litoral gaúcho. A embarcação que saíra do Rio com destino a Montevidéu, não conseguiu vencer as ondas de até 6 m e naufragou. A tragédia causou comoção e ocupou as manchetes dos jornais, que cobraram a organização de um serviço meteorológico nacional. Até então, as medições - bastante amadoras - aconteciam apenas nas cidades do Rio e São Paulo. Em 1888, isso começou a mudar, com a criação, pela princesa Isabel, da Repartição Central Meteorológica. Hoje temos radares, satélites e supercomputadores, mas mesmo assim, ainda há falhas.
FORMAS INUSITADAS DE ADIVINHAR O CLIMA
DE OLHO NA LUA - Sertanejos brasileiros fazem suas previsões observando o comportamento de animais, da vegetação e dos astros. Segundo eles, a estação será chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro sair vermelha por detrás de uma barra de núvens.
OBSERVANDO OS ANIMAIS - Em 2004 nenhuma tecnologia evitou as 226 mil mortes causadas pelo tsunami na Ásia. Seis tribos, porém, escaparam após perceber mudanças no canto de pássaros e na conduta de animais marinhos.
ORELHAS DE BURRO - O filósofo grego Teofrasto tinha idéias um tanto esquisitas. No seu Livro dos Sinais, ele escreveu sobre maneiras de prever a chuva. Dizia ele que,quando um burro abanava as orelhas era sinal de tempestade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.