quinta-feira, 14 de março de 2013
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO
Bruna Borges Costa - Integrante da Academia Quixadaense de Letras
A imprudência no trânsito é um fato muito presente na vida do brasileiro, principalmente o da zona urbana, uma vez que o desrespeito às leis de trânsito é muito comum, e até mesmo os órgãos responsáveis pela fiscalização são negligentes.
Muitas são as explicações para esse fato: Jovens com cada vez menos idade estão tendo acesso a um veículo e, muitas vezes, por ter consciência da impunidade. O número de motoristas sob o efeito do álcool é considerável, apesar da Lei Seca e a necessidade de se deslocar cada vez mais rápido para o trabalho ou uma ocasião semelhantemente importante, justificam alguns excessos cometidos. É importante salientar também a corrupção, que começa desde o momento em que pessoas despreparadas têm acesso à habilitação de maneira ilegal e vai até o suborno dado para as autoridades "esquecerem" as infrações cometidas.
A fiscalização deve ser mais rigorosa e deve ser incorruptível, assim como os motoristas devem ser mais responsáveis. É importante também que sejam feitas campanhas de conscientização para os jovens e suas respectivas famílias, para que o número de menores de idade dirigindo possa diminuir e também deve ser feita divulgação, por diversas mídias, da importância de não ultrapassar o limite de velocidade, usar o cinto de segurança, entre outros cuidados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.