sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Escola Jose´Jucá comemora 90 anos de fundação

José Jucá de Queiroz Lima1 (Quixadá, 28 de janeiro de 1851 — Quixadá, 20 de março de 1933) foi um advogado e político brasileiro.

Estudou no Seminário de Fortaleza e no Ginásio Cearense. Após regressar para Quixadá dedicou-se ao exercício de diversos cargos públicos. Entre estes foi agente do correio, coletor de rendas provinciais, delegado de polícia, promotor de justiça e vereador por vários mandatos.

Foi presidente da Câmara de Vereadores por quatro vezes. Do período de emancipação até a década de 1930, não havia o cargo de prefeito. A administração municipal era exercida pelo presidente da Câmara Municipal e alguma vezes num colegiado de vereadores tendo o presidente à frente. O mandato do presidente era, em geral, de um ano. Deste modo José Jucá está inserido na lista de ex-prefeitos do município tendo assumido a presidência da Câmara Municipal em 1879, 1883, 1885 e 1890.
Foi um dos fundadores da Sociedade Libertadora Quixadaense, em 1° de janeiro 1883, entidade criada com o objetivo de promover a libertação dos escravos no município, onde fez parte da diretoria como secretário. A sociedade consegue atingir seus objetivos em 24 de maio do mesmo ano.
Quando exercia mandato de deputado provincial foi autor do projeto, depois convertido na lei provincial n.º 2.166 de 17 de agosto de 1889, que dava foros de cidade à vila de Quixadá. Bacharelou-se em direito em 1914, exercendo a magistratura em diversas comarcas do estado.


 A Escola José Jucá de Queiroz Lima comemorou seus 90 anos de fundação com uma grande festa, onde todos se empenharam em mostrar o que de bom existe em nossa terra. Foi muito emocionante ver todos aqueles jovens expondo para os visitantes a historia de nosso município e daqueles que dela fizeram parte.
Em 1922/1923 Quixadá mobilizou sua força política e conseguiu a instalação de um dos grupos escolares, objeto da lei n° 153, de 1922. Através do ato de n° 13 de janeiro de 1923 foi criado o Grupo Escolar de Quixadá, e doze dias depois, isto é, em 25 de janeiro do mesmo ano passou a funcionar com professoras do mais alto quilate profissional..


 A inauguração festiva do novo prédio, com instalações das mais modernas existentes na época, realizou-se em 12 de outubro de 1937. Como Quixadá sempre reverenciou a memória de seus benfeitores, solicitou ao governador que o Grupo Escolar de Quixadá, daquele dia em diante, fosse denominado Grupo Escolar José Jucá.


Por ocasião da festa, tivemos a oportunidade de apreciar de perto os talentos de cada aluno, inclusive de Juan Pablo, cuja fotografia vemos abaixo, bem como seus belos escritos homenageando Quixadá e também sua escola. Jovens como ele, existem muitos aqui, o que muitas vezes falta é uma oportunidade para mostrar. Esses jovens se empenham tanto para produzir, com a orientação dos professores e funcionários da escola, e a gente sente a ausência das nossas autoridades para prestigiar.
Quero parabenizar ao nosso Secretário de Cultura, Blasco Monte, que esteve prestigiando a festa e representa uma esperança de dias melhores para a cultura de nosso município.



 ESCOLA JOSÉ JUCÁ, VOCÊS SÃO 1000.  PARABÉNS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.