sexta-feira, 28 de junho de 2013

As belezas do Ceará




São Benedito - Ceará


População – 44.178 habitantes (IBGE Censo 2010)
Área da unidade territorial – 338,243 km²
Densidade demográfica – 130,61 hab/km²
Localização – na Serra da Ibiapaba a 903 metros de altitude. São Benedito é um município localizado na Macrorregião de Sobral/Ibiapaba, na Mesorregião do Noroeste Cearense denominado Serra da Ibiapaba.
Limites
Norte: Mucambo e Ibiapina
Sul: Carnaubal e Guaraciaba do Norte
Leste: Graça
Oeste: Estado do Piauí
Distância de Fortaleza – cerca de 360 km.


Praça da Nação Tabajara, também conhecida como Praça dos Índios, foi inaugurada em 1979. O local abriga um monumento em homenagem aos Índios Tabajaras, que eram grandes guerreiros de índole rebelde que dominavam outras tribos indígenas existentes.
A região de São Benedito, como todo o Planalto da Ibiapaba, era habitada pelos índios tabajaras (Senhor dos Aldeias) e outros, a exemplo de Anaces e Arariús.
No período de 1607/1721, os jesuítas tiveram dificuldade de catequizar devido a rebeldia dos Tabajaras. O aldeamento, como também a legalização das terras indígenas, só foi conquistado em 1720.
Como personagem principal da história de São Benedito, se destaca o chefe indígena Dom Jacob de Sousa, considerado o principal personagem de origem da cidade. 

Histórico e origem do Município de São Benedito

O lugar chamou-se primitivamente Rio Arabê ou das Baratas, segundo versão tupi, havendo como referência o riacho (Século XVII).  Nessa época, a terra era habitada pelos Tapuias, marcando um dos principais aldeamentos  indígenas.
As origens do município de São Benedito se confunde com a ocupação da Serra da Ibiapaba, a  contar do ano de 1604, quando Pero Coelho de Souza, após subjugar os Tabajaras da Ibiapaba, estendeu suas conquistas ao longo da Grande Serra da Ibiapaba, montando seu quartel-general nesse local.
Em 1759, quando da expulsão dos Jesuítas, da Ibiapaba, coube ao Índio Jacob reunir o contingente de sua obediência e buscar refúgio no referido Rio Arabê, instalando ali sua aldeia. Logo em seguida, grupos dispersos se acercaram do reduto, montaram seus acampamentos  e formou-se por essa via o povoamento. 

Rua de São Benedito
Santuário de São Francisco

O Santuário de São Francisco foi construído na década de 60 pelo pároco Otalício Carneiro de Vasconcelos, é considerada uma das obras de maior destaque na cidade de São Benedito.
A estátua, tida como um dos equipamentos mais valiosos da cidade, foi solenemente benta por Dom José Bezerra Coutinho, Bispo na Estância do Estado de Sergipe – SE.

Igreja Matriz de São Benedito
O povoado de São Benedito nasceu em torno de um nicho construído pelo índio Jacó de Sousa Castro em homenagem a São Benedito. Em 1941, Padre Felipe Benício, Vigário de Viçosa do Ceará, reconstruiu a capelinha no mesmo lugar no nicho de Jacó. Nova capela foi iniciada em 23 de agosto de 1950 no lugar onde hoje está a matriz, e inaugurada em 22 de dezembro de 1951. Em 06 de agosto de 1874, em virtude da lei provincial n° 1600, Dom Luís Antônio dos Santos criou a paróquia


Praça e Coreto ao lado da Igreja Matriz 
Santuário de Fátima da Serra Grande 



O Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande é um complexo religioso formado por um templo principal com capacidade para 1.500 pessoas, 3 capelas, hotel, restaurante, trilha do rosário, livraria e demais serviços afins.  

fotos: Ricardo Vianna e Fátima Garcia
fontes:
Wikipédia
IBGE
http://www.saobenedito.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.