segunda-feira, 15 de julho de 2013

Tecnologia decifra choro e pode detectar doença em bebê


chorobebe

Uma ferramenta desenvolvida na Universidade Brown, Estados Unidos, classifica cada som do choro de bebês, dando pistas sobre o que pode estar causando o desconforto. Os cientistas acreditam que variações acústicas do choro, imperceptíveis ao ouvido humano, podem carregar importantes informações sobre possíveis problemas de saúde ou de desenvolvimento do bebê.
Fome, sono nem sempre são os motivos que desencadeiam a choradeira. , Distúrbios neurológicos, por exemplo, podem ser as causas de choro em excesso.Traumas de nascimento, lesão cerebral decorrente de problema na gravidez ou parto e problemas médicos em bebês prematuros também podem estar por trás. E quanto mais cedo forem descobertos, melhor.  Stephen Sheinkopf, professor de psiquiatria da Universidade Brown, nos Estados Unidos, coordenou o estudo,  divulgado na última sexta-feira.
A ferramenta foi feita com base num programa de computador, O sistema automático  funciona em duas etapas. Na primeira fase, a ferramenta grava o choro do bebê, divide o áudio em pequenas partes de 12,5 milissegundos (cada milissegundo corresponde a um milésimo de segundo) e analisa esses trechos individualmente sob vários aspectos, como por exemplo, frequência e volume da voz.
A segunda etapa  realiza outra análise do som do choro do bebê, só que de uma maneira mais ampla, diferenciando os sons como um grito individual, momentos de silêncio, sons mais longos ou mais curtos. O sistema contém 80 classificações diferentes, cada uma capaz de dar uma ‘pista’ sobre a saúde da criança.




Bom para a medicina e bom para os papais, que poderão ficar menos ansiosos ao descartarem logo de cara problemas mais sérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.