quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Jovens voluntários decidem recuperar a Praça José Marques (Praça da Estação)


Gosto muito de me envolver com os problemas sociais de nossa cidade, porque acredito que eles não são apenas responsabilidade do poder público, mas de todos nós. Há dias venho acompanhando o belíssimo trabalho que os irmãos Marcos ,  Mailes  e o amigo Alexandro estão fazendo na Praça José Marques.
Como é do conhecimento de todos, com a chegada do Parque de Diversões naquele local, tudo fica praticamente destruído, sem contar com a violência que, atraída pelo número de pessoas que lá frequenta, foi causadora de vários óbitos na referida praça . O último parque que lá permaneceu por quase dois meses, funcionava sem nenhuma condição, pois seque um banheiro químico existia , e as pessoas usavam as portas da estação ferroviária para fazer suas necessidades fisiológicas.
Quando finalmente o parque foi embora, esses três jovens decidiram tomar conta da praça, e sem receber nenhuma remuneração. Utilizando seu próprio dinheiro , compraram fertilizantes para as poucas árvores que lá existiam, arranjaram grama e plantaram, e estão recebendo doações de mudas de plantas ornamentais. Vendo tamanha dedicação, começamos a nos aproximar do grupo e também ajudar com algumas  mudas, trocar idéias para melhorar a pracinha, e o fato é que hoje lá já não é mais lugar de baderna como há algum tempo atrás. Hoje as crianças já podem brincar tranquilas, enquanto seus pais fazem caminhada. E o grupo está crescendo. Mais voluntários estão chegando e os rapazes não estão mais sozinhos. O secretário de urbanismo, César Augusto, também está solidário com o grupo e disse que fará tudo que estiver ao seu alcance para ajudar na recuperação da praça. César é um rapaz dinâmico e esforçado, mas para que desempenhe bem o seu papel, precisa que o poder público lhe dê condições  para trabalhar. O grupo assumiu o compromisso, juntamente com o secretário de urbanismo de recuperar a pracinha, desde que tenha apoio com algumas coisas que são primordiais e depois, se for o caso, todos irão  ajudar a recuperar a praça Coronel Nanan, mais conhecida como Praça dos Crentes.
Queremos  deixar claro que as molas mestras nesse projeto são o Marquinhos, o Mailes e o Alexandro, e estão nos dando o exemplo de que, quando a gente quer fazer algo de bom, de ajudar, não é necessário muita coisa. Agora, contando com o valoroso apoio do secretário César Augusto, estamos confiantes de que as coisas vão melhorar cada vez mais.
A população, de um modo geral, espera que o poder público não permita mais a instalação de parques de  diversõs nas praças, uma vez que não existe mais estrutura para isso. Parques e circos devem ficar em locais mais afastados, onde não causem transtorno à população  e nem destruam o foi construído com muito sacrifício.
Esperamos que o poder público tenha esse mesmo entendimento, pois agindo dessa forma terá muitos parceiros voluntários, dispostos a colaborar, afinal o que conta mesmo é o bem estar coletivo e não a satisfação de uma pequena minoria defendendo seus próprios interesses.
Angela Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.