O primeiro trem a circular no
Brasil, em 30 de abril de 1854, com a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis
- depois Mauá -,foi tracionado por uma locomotiva inglesa construída por William
Fairbain & Sons, em 1852, que recebeu o nome de "Baronesa" em homenagem a
Maria Joaquina Machado de Souza, esposa do Barão de Mauá, construtor da
ferrovia.
O equipamento está hoje no
Museu Ferroviário do Engenho de Dentro, da RFFSA, localizado no Rio de Janeiro.
Após servir o Imperador Pedro II, por muitos anos, foi retirada de tráfego em
1884, voltando a serviço algum tempo depois, para transportar um visitante
ilustre, o Rei Alberto da Bélgica.
É um dos modelos mais antigos
de máquina a vapor que se conhece. A Baronesa, por seu importante papel como
pioneira no campo ferroviário do Brasil, transformou-se também em um importante
marco da história do ferroviarismo mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.