Você sabia?
* Entre suas propostas, os inconfidentes previam a instalação da capital federal em São João Del Rey, Minas Gerais.
* Outra proposta: criar universidade em Vila Rica. O Brasil era carente em instituições de ensino superior.
* Em 1873, visando combater ideais republicanos, Joaquim Norberto de Souza Silva publicou História da Conjuração Mineira. Tratava Tiradentes como louco irresponsável que entrou no meio dos revoltosos e pôs tudo a perder. Por décadas foi a única fonte de informação sobre os inconfidentes.
* A cabeça de Tiradentes foi roubada na terceira noite. Nunca mais a encontraram.
* Alferes, do árabe al faris (o cavaleiro, o herói), era patente abaixo de tenente. A denominação foi substituída por segundo-tenente.
* Preocupados com o povoamento do País, a natalidade seria incentivada por meio de pensões para mães com muitos filhos.
* O escravo Jerônimo Capitânia, condenado à morte, aceitou prisão perpétua em troca da missão de carrasco oficial. O destino lhe reservou a tarefa de enforcar Tiradentes.
* Tomás Antônio Gonzaga, enquanto preso no Rio, escreveu um dos poemas de amor mais belos da nossa literatura, Marília de Dirceu, declaração a Maria Dorotéia de Seixas.
* Grande parte dos quadros e gravuras representa Tiradentes de barba e cabelo compridos. Mas, militar, mantinha-os aparados. Talvez tenham crescido durante a prisão; mas no dia da morte estava careca e barbeado, como se fazia com os condenados.
* Joaquim Silvério dos Reis, perdoado da dívida de 220 mil-réis e salvo da condenação, foge para Portugal em 1794. Tentaram assassiná-lo no Rio e em Minas. Foi condecorado como "Fidalgo da Casa Real em foro e moradia" pelo príncipe-regente João VI. Fugindo de Napoleão, a Corte vem para o Brasil em 1808. Silvério vem junto e assume um cargo administrativo.
Fonte: www.almanaquebrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.