quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MICHELANGELO


BUSTO DE MICHELANGELO

A arquitetura, a  escultura e a pintura não foram os únicos meios de expressão de que se valeu o artista, que também dominou a arte da escritura, confiando-lhe seus pensamentos mais íntimos e seus desejos mais inalcançáveis. Quanto a sua correspondência, contabiliza-se cerca de meio milhar de cartas dirigidas a seus familiares, aos administradores de seu patrimônio, a amigos e outros artistas, a papas e a procuradores.
Entre os trabalhos que realizou para a basílica bolonhesa no periodo de 1494-1495, destaca-se o anjo porta-candelabro, com sua túnica de amplas pregas. As primeiras esculturas de Michelangelo estão prfeitamente polidas e acabadas.



É surpreendente como Michelangelo conseguiu esculpir um conjunto tão belo e harmônico, aproveitando a pouca profundidade do bloco de mármore, tratando o tema com uma serenidade e um recolhimento distantes das imagens comuns de dor na iconografia habitual.



Quando Michelangelo usava os pincéis, sua mão continuava seguindo os princípios da escultura. Não pintava figuras, pintava esculturas. O tratamento volumétrico dos corpos e das roupagens é uma constante que encontramos ao longo de sua obra pictórica. A cabeça dos personagens está inscrita num círculo, que se forma com os braços da virgem, o ombro de São José e a própria cabeça do menino e do santo.

Michelangelo Buonarroti nasceu em 06 de março de 1475 e faleceu em 18 de fevereiro de 1564.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.