Hospital e novo curso de Medicina são anunciados
02.03.2013
As medidas foram divulgadas durante evento em Redenção que homenageou o ex-presidente Lula
O governador Cid Gomes autorizou, ontem, a elaboração de um projeto para construção de um Hospital Regional Universitário, na região do Maciço de Baturité, durante evento em que o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O anúncio foi feito após o reitor da Unilab, Paulo Speller, informar que a instituição vai criar um curso de Medicina no município de Redenção, a 55 Km de distância de Fortaleza.
O ex-presidente Lula recebeu o primeiro título de Doutor Honoris Causa concedido pela Unilab, instituição de ensino superior criada por ele. O governador Cid Gomes e o reitor Paulo Speller participaram da cerimônia Foto: Lucas de Menezes
Cid indicou, no momento do anúncio do reitor da Unilab, que o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, elabore o projeto do hospital junto ao Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE). Após estudos, será definido se a unidade será construída em Redenção ou no município de Acarape.
Antes de fazer o anúncio do mais novo curso de Medicina do Estado, Speller agradeceu a atenção especial de Cid Gomes e lembrou o desafio proposto pelo chefe do Executivo estadual de procurar implantar um curso na Unilab para ajudar a amenizar o déficit de médicos no mercado. "A gente sabe que esse é um problema não do Ceará, mas em todo o Brasil. Portanto, estamos dando a nossa contribuição", destacou.
Lula aproveitou para brincar com o governador. "Agora, quando eu quiser alguma coisa do Cid, já sei como fazer. É só pedir em público, que ele arruma na hora", sorriu o ex-presidente.
Honraria
Lula recebeu o primeiro título de Doutor Honoris Causa da Unilab, instituição de ensino superior criada pelo próprio ex-presidente durante o seu segundo mandato.
A cerimônia de entrega do título foi realizada à tarde na sede administrativa da Unilab. Lula chegou acompanhado do ministro da Educação, Aloísio Mercadante; do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; do governador do Ceará, Cid Gomes; e dos senadores Inácio Arruda (PCdoB) e José Pimentel (PT), além de demais autoridades.
"Eu tive a honra de sancionar a lei que criou a Unilab em 2010. Foi um dos atos mais gratificantes do período em que fui presidente do Brasil", afirmou Lula, em seu discurso de agradecimento. "Redenção foi o local escolhido por ter o forte simbolismo de ser o lugar onde 116 homens e mulheres se libertaram da prática abominável da escravidão cinco antes da libertação no País", completou.
O reitor da Unilab, Paulo Speller, afirmou que a universidade federal tinha essa dívida com o homem que a criou. "Hoje é um dia histórico. Reunimos criador e criatura. Nada mais justo do que o primeiro título Doutor Honoris Causa da Unilab seja concedido ao ex-presidente Lula", comentou Speller.
O governador Cid Gomes também ressaltou o feito de Lula, reforçando a necessidade de investimento em educação. "Foi necessário um homem forjado nas fábricas assumir a Presidência para entender metalúrgico no governo para perceber a importância de investir na educação. Lula deu uma guinada de 180º na forma de ver as instituições de ensino superior e fez história no Brasil", acrescentou.
Aloísio Mercadante, reforçou dizendo: "Um peão metalúrgico fez muito mais pela educação no Brasil do que vários ex-presidentes com tantos títulos jamais fizeram", opinou.
Aplausos e vaias marcam a visita
Vaias, aplausos, gritos de "eu te amo" e até trilha sonora com direito à banda oficial bem ensaiada. A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa da Unilab ao ex-presidente Lula teve tudo isso e muito mais, inclusive o velho e sufocante calor cearense e a conhecida falta de organização em eventos do gênero no Brasil.
Antes mesmo da chegada do homenageado, o público já se espremia, invadindo até a área destinada a fotógrafos e cinegrafistas. Cada um portava sua própria câmera, tablet ou celular. A ideia era chegar o mais próximo possível de Lula. O ex-presidente chegou e, com ele, o empurra-empurra, que, apesar das tentativas dos seguranças, não conseguia ser contido.
Lula entrou na sede administrativa da Unilab e foi direto para a sala do reitor Paulo Speller, onde permaneceria por cerca de 30 minutos.
Início
Depois de o cerimonialista da "festa" anunciar o início da cerimônia três vezes, os convidados especiais e políticos foram anunciados e entraram na área reservada para eles, que também já não estava tão privada assim.
Militantes do PT aproveitaram para vaiar o governador Cid Gomes e o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. O último a ser anunciado, o ex-presidente Lula, foi ovacionado.
O ápice da cerimônia veio acompanhada de um silêncio estranho até aquele momento. Speller aproximou-se de Lula para lhe presentear a placa alusiva ao título de Doutor Honoris Causa. O silêncio foi cortado por um grito estridente, seguido de várias gargalhadas. "Lula, eu te amo", bradou uma senhora sobre uma cadeira de plástico, tentando enxergar melhor. Ela não era a única dependurada, tentando uma só imagem, ou simplesmente um aceno ou um olhar.
ILO SANTIAGOREDAÇÃO WEB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.