quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Relembrando Quixadá e sua História...
Em 1921, trabalhadores urbanos ( alfaiates, sapateiros, ferreiros, mecânicos, professores, pequenos comerciantes, etc) se reuniram em uma associação de " resistência e benefício", a Aliança Artística e Proletária de Quixadá. Além da ajuda financeira mútua para socorrer os doentes, desempregados e as famílias desamparadas, os associados fundaram uma escola noturna para atender aos próprios trabalhadores e seus filhos.
Entendiam que a educação ajudaria na efetivação dos direitos sem ofender a ordem pública, outro objetivo da aliança. Liderada em Quixadá pelo Pe.Luis Braga Rocha, a legião tinha o objetivo de afastar os trabalhadores da influência de idéias contrárias à igreja.
Em 1952, motoristas e mecânicos fundaram uma associação em Quixadá para defender seus interesses. Com uma escola profissional e clube recreativo, tinha intensa vida social, apresentando peças teatrais, festas dançantes, quermesses e eleição de rainhas, com a finalidade de arrecadar recursos. O mecânico José Adolfo Lopes Dantas foi o diretor mais antigo.
Nas décadas de 1950 e 1960, a atividade industrial se desenvolveu significativamente no município. Indústrias de beneficiamento de algodão (Agradvohl, Sambra ) e curtume Belém empregavam muitos trabalhadores. Essas atividades, no entanto, entraram em decadência nas décadas seguintes.
Fonte: Livro Construindo Quixadá
Lídia Noêmia santos
Maria Elia dos Santos Vieira
Sander Cruz Castelo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.