O governador do Estado de Pernambuco, João Lyra Neto, decretou luto oficial de três dias. O presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), Geraldo Holanda Cavalcanti, também determinou luto oficial de três dias e que a bandeira da instituição fique hasteada a meio mastro.
Eleito para a ABL em 1989, Suassuna escreveu mais de 15 peças teatrais e seis romances ficcionais. Ficou conhecido nacionalmente por "O Auto da Comparecida", de 1955. A história virou minissérie da TV Globo em 1999 com Matheus Nachtergaele e Selton Mello, e foi adaptada para o cinema em 2000.
Biografia
Ariano Vilar Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, capital da Paraíba, mas mudou-se para Recife em 1942. Desde pequeno teve sua vida afetada pela política. Seu pai, João Suassuna, era integrante do governo da Paraíba e foi assassinado por motivos políticos no Rio de Janeiro, durante a Revolução de 30.
A família então se mudou para Taperoá, entre 1933 a 1937, onde Suassuna fez seus primeiros estudos. Foi lá que ele assistiu pela primeira vez a uma peça de mamulengos e a um desafio de viola, cujo caráter de improvisação seria uma das marcas registradas também da sua produção teatral.
Em 1942, Suassuna mudou-se para Recife. Foi lá onde conheceu Hermilo Borba Filho, e com ele fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco. Publicou sua primeira peça teatral, "Uma Mulher Vestido de Sol", aos 20 anos.
Fonte:http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/23/morre-ariano-suassuna-autor-de-o-auto-da-compadecida-aos-87-anos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.