A Locomotiva a vapor era composta de três partes principais: a caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a
energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, carregando a construção. O
vagão-reboque (também chamado "tender") de uma locomotiva a vapor
transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina.
As primeiras locomotivas apareceram no século XIX. No Brasil, as locomotivas a vapor receberam o
apelido de "Maria-Fumaça" em virtude da densa nuvem de vapor e fuligem
expelida por sua chaminé.
A primeira locomotiva a vapor usando trilhos foi construída pelo engenheiro inglês Richard
Trevithick e fez o seu primeiro percurso em 21 de Fevereiro de 1804. A locomotiva conseguiu puxar cinco vagões
com dez toneladas de carga e setenta passageiros à velocidade vertiginosa
de 8 km por hora usando para o efeito trilhos fabricados em ferro-fundido. Esta locomotiva, por ser demasiado pesada
para a linha-férrea e avariar constantemente, não teve grande sucesso.
No Brasil o recorde de velocidade em uma
máquina a vapor é da locomotiva de nº 353 que pertenceu a Central do Brasil com
registro de velocidade de 147 km/h.
|
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
A MARIA FUMAÇA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.