domingo, 27 de abril de 2014

As interferências do futebol na Moda


Sempre que a escolha do país que vai sediar a copa é anunciado um grande movimento criativo se faz em torno dele. Foi assim com a África em 2010, com a França em 1998 com a Alemanha em 2002 e por aí vai. Este ano não vai ser diferente. Desde que tomamos conhecimento do “próximo” país a sediar uma copa voltamos nossa atenção para este ponto, e, a partir daí começam a surgir os insights criativos em todas as áreas, turismo, gastronomia, cultura e principalmente, a Moda.
chuteiras da década de 30 - Botas adaptadas com a colocação de cravos na sola e
reforço de couro nas pontas para chutar (Acervo Footwise/Paulo Gini)
A Moda influencia todo este espetáculo, da arquibancada vemos os craques, nos vestimos para vê-los, pintamos o rosto, usamos bandanas, brincos, camisas coloridas e tudo para conhecer quem serão os craques? serão os que fazem o espetáculo sobre a grama ou serão os espectadores espetaculares que assistem ao espetáculo?



Pelé, Maradona e Zidane para Louis Vuitton
Para enaltecer e valorizar a nossa cultura foi criado o projeto “BRASIL um país, um Mundo”. Uma exposição itinerante que passará por todas as cidades sedes da copa de 2014 até o mês de julho, quando a última cidade a apreciar a exposição será o Rio de Janeiro e também a cidade que vai revelar o campeão da Copa do Mundo 2014.

Uniforme de Treino 1962 - Feito para enfrentar o inverno chileno
Apesar de nossos governantes terem transformado o Brasil em um país quase “hostil” para a chegada da copa é inegável que o futebol é paixão nacional, senão para todos, pelo menos para uma grande maioria.
Messi para Dolce & Gabbana
A mostra já passou pela cidade de Curitiba no mês de fevereiro e, embora rápida, deixou sua marca. Uma das mais importantes delas é a influência que o futebol exerce sobre a moda. São camisas, chuteiras, bolas e outros tantos itens que movimentam a indústria têxtil e do vestuário no Brasil e no mundo. Além é claro da presença dos grandes jogadores em campanhas publicitárias milionárias que tem o intuito de promover suas marcas, como Armani que já teve David Beckham, Dolce & Gabbana com Messi, a Lupo com Neymar, e ainda o encontro de Pelé, Maradona e Zidane para Louis Vuitton.
A mostra principal inclui milhares de peças históricas e, além da parte do vestuário também apresenta medalhas, troféus, bolas e chuteiras, além de recursos multimídia, que traçam a trajetória do País no esporte bretão desde a década de 30 até os dias de hoje. A exposição faz um paralelo entre o futebol e a arte, a publicidade, a moda, a diversidade, a tecnologia e a paixão.
No início do século 20, as bolas eram feitas de forma artesanal, mas com o auxílio de máquinas rústicas para auxiliar a costura, que ficava aparente. Por uma abertura se introduzia uma câmara interna. Um cadarço dava o fechamento.
Fonte:http://luciawandermoda.blogspot.com.br/

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