Problemas visuais podem afetar rendimento escolar, afirma oftalmologista
De acordo com o médico, o exame oftalmológico avalia o olho de forma geral, passando não somente por deficiências como astigmatismo, hipermetropia e miopia, mas também em relação a problemas da musculatura do olho que pode causar pequenos desvios. Por isso, é importantíssimo crianças irem com regularidade ao oftalmologista para que possam ser detectados e evitados problemas que venham prejudicar o desenvolvimento escolar. “O primeiro exame oftalmológico deve ser feito o quanto antes, para que se possa detectar precocemente algum problema”, indica Sáfady.
Segundo o oftalmologista, como a visão se desenvolve progressivamente até os 4 anos, é primordial, durante esse período, que os pais redobrem a atenção para alguns sintomas como dificuldade de concentração, compreensão e atenção, queixas de visão dupla e embaçada, se apontam para as palavras enquanto lêem, se evitam tarefas de perto, se esfregam os olhos etc.
Atenção aos sintomas
Uma criança míope, vai normalmente ter o habito de aproximar os objetos e se aproximar da televisão. Uma criança hipermetrope terá dificuldades de leitura e, provavelmente terá queixas de cansaço ocular e dor de cabeça ao fim do dia . Por isso, é importante observar a criança no seu dia a dia. Em alguns casos, onde o problema não é diagnosticado precocemente, pode surgir a ambliopia, que é o desenvolvimento insuficiente de um dos olhos. Nesta situação, o olho de melhor visão se desenvolve, enquanto que o outro olho não consegue o mesmo.
O tratamento é feito através da oclusão do olho de melhor visão, através de um tampão, para que o olho mais "preguiçoso" seja forçado a se desenvolver e melhorar a sua acuidade visual. “Uma vez diagnosticado o problema, o uso dos óculos permitirá um bom desenvolvimento da visão da criança” diz Sáfady.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.