domingo, 7 de abril de 2013

CUIDADOS AO LIMPAR SUA PELE



Evite os sete erros mais cometidos na limpeza do rosto


Frequentemente exposta à ação nociva da poluição, variação de temperatura e uso excessivo de maquiagem, a pele do rosto feminino precisa contar diariamente com um poderoso ritual de limpeza, capaz de combater esses agentes externos. O hábito de higienizar a face durante o dia, ou antes de dormir, apesar de parecer simples, pode gerar grande dor de cabeça se não for feito com atenção.

Para garantir que alguns deslizes comprometam a beleza e a saúde da derme, vale a pena atentar-se para os erros mais comuns cometidos antes, durante e depois da limpeza da pele.

Uso de produto inadequado
Peles de características diferentes pedem produtos de limpeza facial distintos. Por isso, quem não se atenta a esse detalhe antes de fazer a higienização da cútis pode comprometer o visual. Dessa forma, vale a pena investir em cosméticos específicos - loções e sabonetes neutros funcionam bem para peles normais, já as ressecadas pedem hidratações mais profundas, feitas com cremes mais encorpados, enquanto cútis oleosas necessitam de itens mais leves, como os géis.

Não lavar as mãos
Pode parecer um erro bobo, mas, na verdade, não lavar as mãos antes de limpar o rosto é um deslize bastante comum. “Higienizá-las com água e sabão evita que muitas bactérias presentes nas mãos se espalhem no rosto”, explica Mariana Moraes, esteticista do Zahra Spa e Estética, de São Paulo.

Usar água quente ou morna
A água utilizada durante o ritual de beleza feminino costuma estar quente (do chuveiro) ou morna, aumentando os riscos de ressecamento e até mesmo induzindo a produção exagerada das glândulas sebáceas, responsáveis pelo aparecimento da acne. Por isso, na hora de lavar a face, a dica é apostar na água fria corrente, principalmente se a cútis for oleosa.

Aplicação e quantidade
Antes de ficar em frente ao espelho para remover as impurezas do rosto e acabar exagerando na dose dos produtos, é importante atentar-se para as instruções de como aplicar cada cosmético na pele (encontradas no rótulo), pois esbanjar na quantidade pode prejudicar a beleza da cútis.

Além disso, é fundamental ter um cuidado mais especial com a aplicação dos produtos indicados para a pele seca. “Em alguns casos, os itens devem ser usados com a pele úmida para evitar que o atrito da fórmula do produto agrida o rosto” ressalta Miriam Sabino, dermatologista da Clínica Miriam Sabino, de São Paulo.

Não enxaguar o rosto
Depois de remover as impurezas da pele, muitas mulheres erram ao não enxaguar completamente o rosto, facilitando o surgimento de irritações. “Qualquer produto pode ter componentes à base de ácido, o que pode causar manchas se os resíduos não forem retirados completamente”, informa Mariana.

Esfregar o rosto com a toalha
Após enxaguar o rosto, é costume esfregar a toalha com força em toda a face, o que causa - sem perceber - micro escoriações no tecido cutâneo. Nesta hora, a dica é apenas encostar a toalha no rosto para secá-lo, ou, se possível, utilizar somente gaze ou algodão.

Não retirar toda a maquiagem
Nenhum processo de limpeza facial é completo se a maquiagem usada o dia todo não for totalmente removida. Dessa forma, antes de partir para a higienização profunda da cútis, vale investir nos demaquilantes, que evitam as irritações de pele causadas pelos vestígios do make up.


Agência Hélice
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.