OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Mudanças são heterogêneas
As pessoas que se mudam para outros países, geralmente, estão numa situação de insatisfação com a vida que levam. Por isso, vão para outro lugar em busca de muitas coisas: trabalho, casamento, qualidade de vida, novidades. Atualmente, as migrações e imigrações são muito heterogêneas e variam na faixa etária, gênero e raça.
Em Fortaleza, muitos vêm por ter a imagem de uma cidade moderna, em desenvolvimento e com muitas oportunidades. A questão das competições esportivas, como a Copa do Mundo, ajudam a dar visibilidade maior à Capital. Outra coisa que atrai os estrangeiros é a onda de crises que atinge grandes países da Europa, pois, em busca de segurança econômica, eles vêm para cá.
Todo esse processo de ir e vir gera uma grande mobilidade social: ele transforma pessoas, agrega conhecimentos e ajuda no intercâmbio de culturas, o que é bom para quem deseja obter novas experiências e oportunidades de trabalho. É um ciclo que beneficia quem recebe e quem migra. Quando um país ou um estado recebe imigrantes, tende a crescer economicamente, tendo em vista que as pessoas não vão para ficar paradas, mas para trabalhar. São pessoas dispostas e com iniciativa de crescer. Alguns podem ver os imigrantes como árduos concorrentes, entretanto, a troca de aprendizados deve prevalecer.
Adelita Carleial
Socióloga
Jornal Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, indique aos amigos.