quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Antonio, o santo de todo o mundo

E-mail

Escrito por redação

Da ordem franciscana, destaca-se por combater injustiças sociais.

Quem milagres quer achar / contra os males e o demônio / busque logo Santo Antônio / que só há de encontrar / aplaca a fúria do mar / tira os presos da prisão / o doente torna são / o perdido faz achar, dizem os versos populares. Santo das causas perdidas, é mais lembrado como casamenteiro.

Solteiras chegam a tirar o Menino Jesus de seus braços: só o devolvem quando atendidas. Esse Antônio nasce em Lisboa em 1195 e morre em Pádua em 13 de junho de 1232. Da ordem franciscana, destaca-se por combater injustiças sociais. Excelente pregador.

Em 1231 adoece e vai para um convento perto de Pádua, onde se ergue uma nogueira. Não se sabe por quê, pede que construam uma cela em cima da árvore. Te­ve aí a visão do Menino Jesus. Por isso sua imagem traz a criança nos braços.

Canonizado por Gregó­rio 9º apenas um ano após sua morte aos 36 anos; seu sepulcro de Pá­dua é até hoje centro de pe­regri­nações. "O santo de todo o mundo", disse o papa Leão 11º. Tinha razão. Seja Antônio, Anthony ou Antoine, o nome é um dos mais escolhidos por toda parte e não só para crianças: em Minas Gerais, há 119 localidades com o nome de Santo Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.