quinta-feira, 11 de abril de 2013

POPULAÇÃO DE QUIXERAMOBIM MUITO APREENSIVA


MUDANÇA EM QUIXERAMOBIM 

População surpresa e apreensiva com mudanças em Quixeramobim

Moradores de Quixeramobim demonstram um misto de decepção e apreensão após o afastamento do prefeito. Presidente da Câmara assumiu a prefeitura interinamente EDIMAR SOARES
Clébio Pavone: prefeito interino




marcosroberio@opovo.com.br

“Ficou todo mundo abalado.” A frase do vendedor Carlos Hamilton resume bem o sentimento da população de Quixeramobim, no Sertão Central. Na última terça-feira, 9, o prefeito Cirilo Pimenta (PSD) e todo o secretariado municipal foram afastados durante operação do Ministério Público estadual e Polícia Civil, por suspeita de integrarem um esquema de fraudes em licitações. Em meio ao clima de apreensão e incertezas no município, o presidente da Câmara Municipal, Clébio Pavone (PSD) foi empossado ontem como prefeito.

Entre os vários moradores com quem O POVO conversou, a percepção geral que se depreende é que a população foi pega de surpresa. Não apenas pela forma repentina como a cúpula da gestão foi afastada. Mas, sobretudo, por as pessoas não imaginarem que Cirilo, político experiente e que antes já governou Quixeramobim – com boas avaliações – esteja sendo investigado por irregularidades do tipo.

Hoje, um movimento que se denomina suprapartidário pretende fazer uma passeata pelas ruas de Quixeramobim contra o afastamento do prefeito. “Fica um clima pesado na cidade, porque muita gente apoia ele. (...) Mas onde há fumaça, há fogo”, diz o vendedor Carlos Bandeira.

Vários cidadãos demonstraram preocupação com a possibilidade de que a instabilidade política e a falta de gestores nas secretarias se reflitam na paralisação de serviços públicos essenciais, principalmente saúde e educação. “Talvez isso venha a prejudicar a nós mesmos”, teme o pescador Airton Menezes, que diz que “nunca pensava” que essa situação ocorresse no município.

“Constrangimento”
Os moradores lotaram o pequeno plenário da Câmara Municipal de Quixeramobim na tarde de ontem, para acompanhar a posse de Clébio Pavone. Do mesmo partido do prefeito afastado, Pavone diz que não gostaria de assumir a prefeitura nessas condições. “Pra mim não é fácil, porque assumir diante de uma situação dessa se torna uma coisa constrangedora”, afirma. O prefeito diz ainda que sua prioridade é garantir a manutenção dos principais serviços públicos. Porém, descartou a nomeação imediata de secretários, alegando que primeiro é preciso “avaliar a situação” de cada secretaria. 

Saiba mais

O secretário de Assistência Social e o secretário de Esportes, afastados na última terça-feira, retomaram ontem seus mandatos de vereador.

A base de Cirilo é composta por 12 dos 15 vereadores. Seus aliados dizem esperar que ele volte ao poder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.