quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Assaré, fazendo cultura com responsabilidade

Secretaria de Cultura trabalha com respeito ao meio ambiente na festa da padroeira 2013

Mestre Mário Luzia
Nos festejos da nossa padroeira durante este mês de setembro de 2013, a Secretaria de Cultura através do Secretário Eugênio Oliveira e equipe atuaram nos festejos alusivos a nossa padroeira.
No dia 07, mantendo a tradição, os fiéis foram até à Lagoa de Dentro, Fazenda pertencente ao espólio do ex prefeito Raul Onofre de Paiva, que fica localizado há 14 Km da sede, buscar o Pau que serviu para hastear a bandeira de Nossa Santa Padroeira.
O momento mais emocionante foi a benção dada pelo Pároco Padre Ronaldo na cama do pau, onde os fiéis puderam fazer uma reflexão do verdadeiro sentido da homenagem que se iniciaria a Senhora Das Dores.
Com a presença do Sr. Samuel Freire, do Padre Ronaldo, do Sr. José Romeiro, Hugo Brilhante e muitos
fiéis o Pau da Bandeira foi retirado da cama e conseguiram mudas de plantas nativas da nossa flora, onde as mesma foram entregues ao mestre da cultura o senhor Mário Luzia, que juntamente com a sua família há muitos anos são os responsáveis por essa tradição de procurar, derrubar e mobilizar a população para buscar o pau na mata e agora com mais um importante trabalho que é o de plantar no lugar da arvore derrubada várias mudas de plantas nativas no local.
Assaré teve a oportunidade de optar pela gestão de caráter popular, com priorização pelo planejamento das ações, pelo compromisso e com metas claras, como reflexo na qualidade de vida de todos e de todas.
Os instrumentos de participação democrática existentes hoje em Assaré garantem que as decisões de governo não sejam resoluções de gabinete, mas de uma ampla discussão entre sociedade civil, técnicos da prefeitura ou gestores das áreas. Marcando assim, nosso modo de governar, numa busca constante de enfrentamento aos problemas de forma coletiva, levando em conta todos os pontos de vista possíveis.
Nosso Plano de Gestão participativa visa apresentar com clareza a orientação adotada e propostas que aponte prioritariamente o fazer cultura, turismo e esporte com responsabilidade, fomentado na valorização do homem e da mulher, agentes sociais e em especial o resgate de ações que valorizem a nossa história, tendo como referência os cidadãos e cidadãs sabedores e fazedores das tradições históricas, culturais e sociais.
Dentro da prática efetiva da gestão participativa, propomos planejar nossas ações, assegurando a cidadania, construindo novas perspectivas para o município, respeitando as diferenças e valorizando o fazer e o saber de nosso povo.
Conhecemos e nos identificamos profundamente com os dilemas e potencialidades de nosso município e entendemos que podemos efetivamente dar uma significativa contribuição para o processo de desenvolvimento, o que reflete a importância de avançar nos pontos positivos, evitando perdas das conquistas da história de nossa gente.

Francisco Eugênio Costa Oliveira

Biblioteca Municipal de Assaré realiza projeto de exposição "Coisas do Folclore".

A nossa Biblioteca Professor João Bantim de Sousa esta realizando desde o dia 27 de agosto a sua 1ª exposição " Coisas do Folclore ", o projeto será realizado até o dia 20 de setembro, a exposição está aberta das 8:00 às 20:00 hs. atendo a população de Assaré e das cidades vizinhas e em especial alunos e professores da rede pública e privada.
O projeto " Coisas do Folclore" foi desenvolvido através dos nossos costumes, nossas crenças e nossas vivências. A visão direta desta exposição é preservar e mostrar a todos a nossa identidade cultural, onde essas manifestações que evidencia a cultura de um povo e promove a interação entre as nações e a aprendizagem de forma espontânea.
Dentre as muitas manifestações culturais existentes no Brasil, a equipe da Biblioteca abordaram alguns temas que se identificam mais com a nossa região e os mesmo estão sendo mostrado na feira de exposição:
* Folclore é Cordel
* Folclore é Costume
* Folclore é Crença
* Folclore é Informação
Com esta I Mostra Coisas do Folclore, a equipe organizadora da Biblioteca juntamente com a equipe da Secretaria de Cultura que é parceira da instituição, quer aliar essas vivências as ações pedagógicas que, certamente, resultarão em aprendizagens e essas em uma dinâmica para a valorização da sabedoria popular. O estudo para realização desta mostra foi realizada nos Centros de Educação Infantil e das Escolas de Ensino Fundamental I e II do município de Assaré, onde não se limitará somente na disciplina de Artes e Cultura Popular, ao contrário o trabalho interdisciplinar é o foco desta mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.