segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Estátua de Iracema volta a ser pichada: "Não vai ter Copa"

SARA MAIA/O POVO

Estátua já tinha sido pichada em março de 2013


A Estátua de Iracema sofreu mais uma vez com ações de vândalos. Na manhã desta segunda-feira, 27, O POVO flagrou pichações na estátua conhecida como "Iracema Guardiã", localizada na Praia de Iracema.

A estátua virou alvo de pichações contra a Copa do Mundo que será realizada no Brasil. "Não vai ter copa", foi escrito na parte de trás do monumento. O POVO Online tentou entrar em contato com a Secretaria Executiva Regional (SER) II, responsável pelo equipamento, mas não teve as ligações atendidas.

Além das pichações, foi colocada uma faixa de protesto em frente à estátua. “Seja bem vindo! Você está na 7ª cidade mais violenta do mundo. Polícia Militar-CE”, estava escrito na faixa. Segundo o Major Andrade, que responde pela Polícia Militar, as faixas não tem qualquer relação com a instituição.

Vandalismo é recorrente

De acordo com matérias do O POVO, o equipamento já foi alvo de vândalos em outras ocasiões. Na primeira vez, dezembro de 1996, o arco da índia foi furtado dias após a inauguração do monumento. Naquela época, o equipamento demorou dois anos para ser restaurado pela Prefeitura.

A segunda vez que a estátua foi alvo de vândalos ocorreu em junho de 2001. O arco da alencarina foi novamente furtado, sendo recuperado uma semana depois. Em 2012, voltou a sofrer com a ação de vândalos e da maresia. A estátua da índia perdeu as mãos e o arco no qual se apoiava. Já em março de 2013, a estátua foi pichada.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.