terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Mulheres que fizeram história

Bravas Mulheres Que Fizeram História (Parte 1)
Coloco aqui algumas das mulheres que admiro pelo caráter forte, e pelas obras marcantes. Dispensei algumas famosas que considero déspotas, cruéis, tiranas que nem merecem ser mencionadas e as simplesmente e somente lindas mulheres, mas que não fizeram nada demais.
Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Mãe Maria de Nazaré– Maria, (do grego Μαρία,María, transliteração do hebraico מרים,Maryam, Miriã ou Miriam, que significa "contumácia" ou "rebelião", a origem é incerta, mas pode ter sido originalmente um nome egípcio, provavelmente derivado de mry ("amada") ou mr ("amor"), no sentido de "senhora amada"; era a mãe de Jesus de Nazaré, segundo a Bíblia. Acredita-se que tenha nascido em Jerusalém a partir de 15 a.C., embora alguns estudiosos acreditem que teria nascido em Nazaré. A veneração feita à Virgem Maria é conhecida por Marianismo. Segundo a doutrina da Igreja Católica, Maria está associada aos seguintes dogmas de fé:
•Virgindade Perpétua - Virgem antes, durante e depois do parto.
•Maternidade Divina - Maria é mãe de Deus. Porque se Jesus é Deus e Maria é mãe de Jesus, logo Maria é mãe de Deus.
•Imaculada Conceição –Concebida sem a mancha do pecado original. O Papa Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, fez a definição oficial do dogma da Imaculada Conceição, aos 8 de Dezembro de 1854.
•Assunção aos Céus –Refere-se à elevação de Maria em corpo e alma ao Céu.
Maria de Nazaré foi o maior exemplo de dedicação e fé. Abençoada por dar a luz ao ser mais evoluído e luminoso que já reencarnou neste planeta. Mãe de todas as Mães. A Mãe do Mundo!


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Anna Eleanor Roosevelt, (Nova Iorque, 11 de Outubro de 1884 —Nova Iorque, 7 de Novembro de 1962), foi esposa Franklin Delano Roosevelt, presidente dos Estados Unidos. Foi uma diplomata e ativista dos direitos humanos e embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas entre 1945 e 1952, por nomeação do presidente Harry Truman.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Anita Garibaldi - Ana Maria de Jesus Ribeiro, (Laguna, 30 de agosto de 1821— Mandriole, Itália, 4 de agosto de 1849), foi companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos". Ela é considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época. Durante a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, a serviço da República Rio-Grandense, participa da tomada do porto de Laguna, na então província de Santa Catarina, onde conheceu Anita, que se apaixonou e decidiu lutar pela independência gaúcha e de outros territórios. Eles ficaram juntos pelo resto da vida de Anita, que seguiu Garibaldi em seus combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai (Montevidéu) e Itália.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Ana Nery - Anna Justina Ferreira Nery, (Cachoeira, 13 de dezembro de 1814 —Rio de Janeiro, 20 de maio de 1880), primeira profissional a se dedicar à enfermagem no Brasil serve como voluntária na Guerra do Paraguai. Como homenagem, em 1926, Carlos Chagas dá seu nome à primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, (Rio Negro, Paraná, 5 de dezembro de 1908– São Paulo, 3 de março de 2011), poliglota brasileira que prestou serviços ao Itamaraty, tornando-se a segunda esposa do escritor João Guimarães Rosa. Única brasileira homenageada no Museu do Holocausto, salvou mais de 100 judeus na segunda guerra emitindo passaportes para entrada ilegal dos refugiados no Brasil.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Benazir Bhutto,(Karachi, 21 de junho de 1953 — Rawalpindi, 27 de dezembro de 2007), em 1 de dezembro de 1988, seu partido venceu as eleições parlamentares e ela se tornou a primeira premiê de um Estado muçulmano. Em 19 de outubro de 1993, tornou-se primeira-ministra pela segunda vez, depois foi exilada. Em 5 de outubro de 2007, Musharraf concedeu-lhe anistia, abrindo caminho para um acordo com a líder do PPP. Benazir Bhutto foi morta no dia 27 de dezembro de 2007, durante um atentado suicida em Rawalpindi, cidade próxima a Islamabad, quando retornava de um comício no Parque Liaquat (Liaquat Bagh).


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Bertha Maria Julia Lutz, (São Paulo, 2 de agosto de 1894 — Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1976), foi uma das figuras pioneiras do feminismo no Brasil. Era zoóloga de profissão. Estudou ciências naturais em Paris. As principais bandeiras de luta eram mudanças na legislação trabalhista com relação ao trabalho feminino e infantil, e até mesmo a igualdade salarial.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Carmen Miranda - Maria do Carmo Miranda da Cunha, (Marco de Canaveses, 9 de fevereiro de 1909 — Los Angeles, 5 de agosto de 1955), mais conhecida como Carmen Miranda, foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Chiquinha Gonzaga -Francisca Edwiges Neves Gonzaga, (Rio de Janeiro, 17 de outubro de 1847 — 28 de fevereiro de 1935), foi uma compositora, pianista e regente brasileira. Foi a primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca (Ô Abre Alas, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. No Passeio Público do Rio de Janeiro, há uma herma em sua homenagem, obra do escultor Honório Peçanha.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Clara Barton - Clarissa Harlowe "Clara" Barton, (Oxford, 25 de dezembro de 1821 - Glen Echo, 12 de abril de 1912), foi uma professora, enfermeira e filantropa americana. É lembrada por organizar a Cruz Vermelha Americana. Barton ficou presidente da Cruz Vermelha até 1904. Durante seu mandato, ela chefiou o trabalho de alívio de desastres como a fome, enchentes, pestes e terremotos nos Estados Unidos e em todo o mundo. A última operação que ela dirigiu pessoalmente foi o apoio às vítimas da inundação de Galveston, Texas em 1900. Além disso, ela serviu como emissária da Cruz Vermelha e dirigiu várias conferências internacionais.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Cora Coralina - Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889 — Goiânia, 10 de abril de1985), foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das principais escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade. Cora Coralina recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFG (1983). E, logo depois, no mesmo ano, foi eleita intelectual do ano e contemplada com o Prêmio Juca Pato da União Brasileira dos Escritores. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Catarina II, a Grande- Sofia Augusta Frederica de Anhalt-Zerbst, (2 de Maio de 1729 - Tsarskoye Selo, 16 de Novembro de 1796), durante o seu reinado, o Império Russo expandiu-se, melhorou a sua administração e continuou a modernizar-se. O reinado de Catarina revitalizou a Rússia, que cresceu com ainda mais força e tornou-se conhecida como uma das maiores potências européias.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Diana, Princesa de Gales -Diana Frances Spencer, (Sandringham, 1 de julho de 1961— Paris, 31 de agosto de 1997) foi a primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro aparente da Rainha Elizabeth II do Reino Unido. Após o seu casamento com o Príncipe de Gales em 1981, Lady Di tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo: um ícone da moda, um ideal de beleza e elegância feminina, admirada por seu trabalho de caridade, em especial por seu envolvimento no combate à SIDA/AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres. Mesmo uma década após a sua morte, a "Princesa do Povo" (termo cunhado pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair) continua sendo uma das celebridades mais constantes na imprensa, servindo de tema para milhares de livros, jornais e revistas. O seu nome é citado pelo menos 8 mil vezes por ano na imprensa britânica.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Edith Piaf - Édith Giovanna Gassion, (Paris, 19 de dezembro de 1915 —Plascassier, 11 de outubro de 1963), foi uma cantora francesa de música de salão e variedades, mas foi reconhecida internacionalmente pelo seu talento no estilo francês da chanson. O seu canto expressava claramente sua trágica história de vida. Entre seus maiores sucessos estão "La vie en rose" (1946), "Hymne à l'amour" (1949), "Milord" (1959), "Non, je ne regrette rien" (1960). Participou de peças teatrais e filmes. Em junho de 2007 foi lançado um filme biográfico sobre ela, chegando aos cinemas brasileiros em agosto do mesmo ano com o título "Piaf – Um Hino Ao Amor" (originalmente "La Môme", em inglês "La Vie En Rose"), direção de Olivier Dahan. Édith Piaf está sepultada na mais célebre necrópole parisiense, o cemitério do Père-Lachaise. Seu funeral foi acompanhado por uma multidão poucas vezes vista na capital francesa. Hoje, o seu túmulo é um dos mais visitados por turistas do mundo inteiro.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Elis Regina Carvalho Costa, (17 de março de 1945 em Porto Alegre, RS - 19 de janeiro de 1982), foi, sem dúvida, a maior cantora brasileira de todos os tempos. Com técnica e garra, lançou alguns dos principais compositores brasileiros, como João Bosco e Aldir Blanc, Renato Teixeira, Fátima Guedes. Foi a primeira pessoa que inscreveu sua voz como instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil. E era. A voz de Elis soava como instrumento afinado, não perdendo, nem por um minuto, o carisma e a emoção em cada canção.



Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
ElizabethI- IsabelI,(Greenwich, 7 de setembro de 1533— Richmond, 24 de março de 1603), também conhecida sob a variante Elisabete I ou Elizabeth I, foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda desde 1558 até a sua morte. Também ficou conhecida pelos nomes de A Rainha Virgem, Gloriana e Boa Rainha Bess. Filha de Henrique VIII, Isabel nasceu como princesa, mas a sua mãe, Ana Bolena, foi executada dois anos e meio depois do seu nascimento e Isabel foi declarada bastarda. Mais tarde, seu meio-irmão, Eduardo VI, deixou a coroa a Lady Jane Grey, excluindo as suas irmãs da linha de sucessão. No entanto, o seu testamento foi rejeitado, Lady Jane Grey foi executada e, em 1558. Isabel era uma monarca temperamental e muito decidida. Esta última característica, vista com impaciência por seus conselheiros, frequentemente a manteve longe de desavenças políticas. Assim como seu pai, Henrique VIII, Isabel gostava de escrever, tanto prosa quanto poesia. Isabel provou ser um dos monarcas mais populares da história da Inglaterra. Ela ocupou o sétimo lugar na lista dos Cem Maiores Britânicos, que foi organizada pela BBC em 2002, superando todos os outros monarcas que apareceram no ranking.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Elizabeth Cady Stanton, (12 de novembro, 1815 - 26 outubro de 1902), foi uma ativista social americana, abolicionista, e figura de proa do início de movimento da mulher . Sua Declaração de Sentimentos, apresentada na convenção dos direitos das mulheres realizada em 1848 em Seneca Falls , Nova York . Escreveu alguns dos livros mais influentes, documentos e discursos do movimento pelos direitos das mulheres. Em 1868, Stanton, juntamente com Susan B. Anthony e Pillsbury Parker, começou a publicar um periódico semanal, a Revolução, com editoriais de Stanton que se concentravam em uma ampla gama de questões das mulheres.



Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Evita Peron - María Eva Duarte de Perón, (província de Buenos Aires, 7 de Maio de 1919 — Buenos Aires, 26 de Julho de 1952), foi uma atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente. O mais impressionante na história da vida de Eva foi o caminho meteórico que ela percorreu na vida pública. Entre a total obscuridade ao mais absoluto resplendor pessoal e político da vida e em seguida a morte, tudo ocorreu em apenas 7 anos. Nesse curto período ela saiu do anonimato para se tornar uma das mulheres mais importantes e poderosas do mundo. Na breve existência (morreu aos 33 anos de idade) há muitos mistérios, muitos fatos obscuros, mas há principalmente uma personalidade tragicamente marcante. Figura chave de um regime ancorado no paternalismo e na demagogia, Evita resiste, no entanto, como uma imagem ao mesmo tempo alheia e superior ao mesmo. Mais do que uma estadista, mais do que um pivô ou um esteio sobre o qual o governo de Perón se apóia, Evita ganha voz própria porque ela encarnou em si uma série de ambições e de pretensões sociais. Sua transcendência está consubstanciada na sua fantástica ascensão sócio-política. Uma bela mulher, que venceu na vida através dos mecanismos próprios a uma mulher, só poderia espelhar um sistema de poder centrado na sedução. É só através da sedução coletiva das massas, e do fascínio, da ascese que esta sedução acarreta, que pode firmar-se um regime deste tipo. Na atualidade, mais de 50 anos após sua morte, Maria Eva Duarte de Péron está mais viva do que nunca, e continua a engendrar polêmicas, mesmo no meio acadêmico.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Frida Kahlo - Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, (Coyoacán, 6 de julho de 1907 — Coyoacán, 13 de julho de 1954), foi uma pintora mexicana. Em 1913, com seis anos, Frida contrai poliomielite, a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo da vida. Passou a usar calças, depois longas e exóticas saias, que se tornaram uma de suas marcas pessoais. Em 1928, entrou no Partido comunista mexicano e conheceu o muralista Diego Rivera, com quem se casa no ano seguinte. Sob a influência da obra do marido, adotou o emprego de zonas de cor amplas e simples, num estilo propositadamente reconhecido como ingênuo. Procurou na sua arte afirmar a identidade nacional mexicana, por isso adotava com muita frequência temas do folclore e da arte popular do México. Ao contrário de muitos artistas, Kahlo não começou a pintar cedo. Frida disse “Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade”.Quatro anos após a sua morte, sua casa familiar conhecida como "Casa Azul" transforma-se no Museu Frida Kahlo. Frida Kahlo, reconhecida tanto por sua obra quanto por sua vida pessoal, ganha retrospectiva de suas obras, com objetos e documentos inéditos, além de fotografias, desenhos, vestidos e livros.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Gabrielle Émilie Le Tonnelier de Breteuil, marquesa de Châtelet-Laumont,(Paris, 17 de dezembro de 1706 — Lunéville, 10 de setembro de1749), foi uma autora francesa que atuou proeminentemente como cientista nos campos da física e da matemática. Em 1737 ela publicou o ensaio Dissertation sur la nature et la propagation du feu, baseado em suas pesquisas com a ciência do fogo, predizendo o que hoje se conhece pelo nome de radiação infravermelho e a natureza da Luz.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Golda Meir,(Kiev, 3 de Maio de 1898 — Jerusalém, 8 de Dezembro de 1978), uma das fundadoras do Estado de Israel e quarto primeiro-ministro do país, considerada firme em suas decisões, ganhou o apelido de "Dama de Ferro" (que depois foi passado a Margaret Thatcher).


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Helen Adams Keller, (Tuscumbia, 27 de junho de 1880 — Westport, 1 de junho de 1968), cega e surda, foi a primeira pessoa nessas condições a ganhar um diploma, graças especialmente ao trabalho de sua professora Anne Sullivan em torná-la apta para a sociedade, apesar de suas deficiências. Tornou-se escritora e ativista social.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Hipátia de Alexandria -Hipátia, (ou Hipácia; em grego:Υπατία, transl. Ypatía), foi uma matemática e filósofa neoplatônica, nascida aproximadamente em 355 e assassinada em 415. "Hipátia distinguiu-se na matemática, na astronomia, na física e foi ainda responsável pela escola de filosofia neoplatônica - uma extraordinária diversificação de atividades para qualquer pessoa daquela época. Nasceu em Alexandria em 370. Numa época em que as mulheres tinham poucas oportunidades e eram tratadas como objetos, Hipátia moveu-se livremente e sem problemas nos domínios que pertenciam tradicionalmente aos homens. Segundo todos os testemunhos, era de grande beleza. Tinha muitos pretendentes, mas rejeitou todas as propostas de casamento. A Alexandria do tempo de Hipátia - então desde há muito sob o domínio romano - era uma cidade onde se vivia sob grande pressão. A escravidão tinha retirado à civilização clássica a sua vitalidade, a Igreja Cristã consolidava-se e tentava dominar a influência e a cultura pagãs.” O fato de Hipátia ser uma filósofa pagã (num meio predominantemente cristão) é tido como um dos fatores que contribuíram para o seu assassinato. De acordo com o relato de Sócrates, o Escolástico, numa tarde de março de 415, quando regressava do Museu, Hipátia foi atacada em plena rua por uma turba de cristãos enfurecidos. Ela foi arrastada pelas ruas da cidade até uma igreja, onde foi cruelmente torturada até a morte. Depois de morta, o corpo foi lançado a uma fogueira.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Indira Ganghi - Indira Priyadarshini Gandhi, (Allahabad, 19 de Novembro de 1917— Nova Délhi, 31 de Outubro de 1984), foi primeira-ministra da Índia entre 1966 e 1977 e entre 1980 e 1984. Filha de Jawaharlal Nehru; foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano. Tinha o sobrenome do marido Feroze Gandhi, que havia mudado seu sobrenome para "Gandhi" por razões políticas. Brilhante política, estrategista e pensadora, possuía grande ambição política. Como mulher e ocupando a mais alta posição do governo numa sociedade, na época, ainda bastante patriarcal, esperava-se que Indira fosse uma líder de pouca relevância, mas as suas ações provaram o contrário. Até hoje a herança de Indira como primeira-ministra é controversa. Embora tenha tido forte personalidade, e seu governo tenha sido popular, sobretudo nas camadas jovens e mais pobres, é muito discutível sua decisão de declarar o estado de sítio apenas para escapar de ser processada.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Irmã Dulce - Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, (Salvador, 26 de maio de 1914— Salvador, 13 de março de 1992), também conhecida como Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo recebido o epíteto de "o anjo bom da Bahia", foi uma religiosa católica brasileira. Irmã Dulce notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados. Entre os diversos estabelecimentos que a Irmã Dulce fundou estão o Hospital Santo Antônio, capaz de atender setecentos pacientes e duzentos casos ambulatoriais. O atendimento médico conta com especialização geriátrica, cirúrgica, hospital infantil, centro de atendimento e tratamento de alcoolismo, clínica feminina, unidade de coleta e transfusão de sangue, laboratórios e um centro de reabilitação e prevenção de deficiências. Além do hospital, Irmã Dulce também criou o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), instalado em Simões Filho, que abriga mais de trezentas crianças de 3 a 17 anos. No Centro, os jovens têm acesso a cursos profissionalizantes. Irmã Dulce fundou também o “Círculo Operário da Bahia”, que, além de escola de ofícios, proporcionava atividades culturais e recreativas.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Joana d’Arc - Santa Joana d'Arc, (6 de janeiro de 1412 — Ruão, 30 de maio de 1431), por vezes chamada de donzela de Orléans, era filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romée e é a santa padroeira da França e foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses. Joana foi queimada viva em 30 de maio de 1431, com apenas dezenove anos. A cerimônia de execução aconteceu na Praça do Velho Mercado (Place du Vieux Marché), às 9 horas, em Ruão. Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de sua morte.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Leila Diniz - Leila Roque Diniz, (Niterói, 25 de março de 1945 — Nova Délhi, Índia, 14 de junho de 1972), a Mulher de Ipanema, defensora do amor livre e do prazer sexual, é sempre lembrada como símbolo da revolução feminina, que rompeu conceitos e tabus por meio de suas idéias e atitudes. Atriz à frente de seu tempo escandalizou o governo militar e a sociedade brasileira no fim dos anos 60 e começo dos anos 70 por aparecer grávida na praia e admitir em entrevistas que "transava de manhã, de tarde e à noite". Odiada na época tanto pela direita quanto pela esquerda, tornou-se um símbolo da mulher brasileira emancipada e independente. Morreu num acidente aéreo, vôo JAL471, da Japan Airlines, no dia 14 de junho de 1972, aos 27 anos, no auge da fama, quando voltava de uma viagem à Austrália. * "Sem discurso nem requerimento, Leila Diniz soltou as mulheres de vinte anos presas ao tronco de uma especial escravidão."- Carlos Drummond de Andrade.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Madame Blavatsky - Helena Petrovna Blavatskaya, (Império Russo, atualmente na Ucrânia, 30 de julho - 31 de julho de 1831 (c. juliano) (12 de agosto de 1831 (c. gregoriano)) — Londres, 8 de maio de 1891), mais conhecida como Helena Blavatsky ou Madame Blavatsky, foi uma prolífica escritora, filósofa e teóloga da Rússia, responsável pela sistematização da moderna Teosofia e co-fundadora da Sociedade Teosófica. Personalidade complexa, dinâmica e independente, desde pequena Elena Blavatskaya mostrou possuir um caráter forte e dons psíquicos incomuns. Blavatsky surgiu em um momento histórico em que a religião estava sendo rapidamente desacreditada pelo avanço da Ciência e da Tecnologia, e que testemunhou o nascimento de uma série de escolas de ocultismo ou de pensamento alternativo, muitas delas com base conceitual pouco firme ou desenvolvendo práticas apenas intuitivas, que ganhavam grande número de adeptos em virtude do fracasso do Cristianismo em fornecer explicações satisfatórias para várias questões fundamentais da vida e sobre os processos do mundo natural. A importância da contribuição de Blavatsky foi então reafirmar o divino, mas oferecendo caminhos de diálogo com a Ciência e tentando purgar a Religião institucionalizada de seus erros seculares, combatendo o dogmatismo e a superstição de todos os credos e incentivando a pesquisa científica, o pensamento independente e a crítica da fé cega através da razão. Lutou contra todas as formas de intolerância e preconceito, atacou o materialismo e o ceticismo arrogante da ciência, e pregou a fraternidade universal. Sua maior obra foi a "Doutrina Secreta", escrita em 6 vol.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Madre Tereza de Calcutá -Agnes Gonxha Bojaxhiu, (Skopje, 26 de Agosto de 1910— Calcutá, 5 de Setembro de 1997), conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá ou Beata Teresa de Calcutá, foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas". O seu trabalho missionário continua através da irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora. Um de seus pensamentos era este:“Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”. Criou as missionárias da caridade, onde todas as freiras iriam ajudar não a ela, mas sim a todos os necessitados.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Margareth Thatcher -Margaret Hilda Thatcher, Baronesa Thatcher, (Grantham, Lincolnshire, 13 de outubro de 1925), é uma política britânica, primeira-ministra de 1979 a 1990. Considerada a líder mais enérgica da ala direita do Partido Conservador, substituiu Heath na direção do partido em 1975. Elaborou um programa rigoroso para inverter a crise da economia britânica mediante a redução da intervenção estatal e a implementação de um programa de privatização. Os principais postulados foram o liberalismo e o monetarismo estritos. Margaret Thatcher ainda foi considerada como "O homem forte do Reino Unido", por Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos da América, devido à sua postura bastante forte perante o poder. Devido ao fato de Thatcher ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 1984, de sua dura oposição aos sindicatos e de sua forte crítica à União Soviética, foi apelidada de "Dama de Ferro".


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Maria da Penha - Maria da Penha Maia Fernandes, (Fortaleza, Ceará, 1945), é uma biofarmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor, seu próprio marido, viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas, hoje ela é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica. Em 1983, seu marido, o professor colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, tentou matá-la duas vezes. Na primeira vez atirou simulando um assalto, e na segunda tentou eletrocutá-la. Por conta das agressões sofridas, Penha ficou paraplégica. Nove anos depois, seu agressor foi condenado a oito anos de prisão. Por meio de recursos jurídicos, ficou preso por dois anos. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada pelo presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Maria da Penha, na qual há aumento no rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Maria Quitéria - Maria Quitéria de Jesus, (Feira de Santana, 27 de julho de 1792— Salvador, 21 de agosto de 1853), foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Chamada de "Joana d'Arc brasileira. Por seus atos de bravura em combate, o General Pedro Labatut, enviado por D. Pedro para o comando geral da resistência, conferiu-lhe as honras de 1º Cadete. Foi recebida no Rio de Janeiro pelo Imperador em pessoa, que a condecorou com a Imperial Ordem do Cruzeiro, no grau de Cavaleiro, com seguinte pronunciamento: "Querendo conceder a D. Maria Quitéria de Jesus o distintivo que assinala os Serviços Militares que com denodo raro, entre as mais do seu sexo, prestara à Causa da Independência deste Império, na porfiosa restauração da Capital da Bahia, hei de permitir-lhe o uso da insígnia de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro". Além da comenda, foi promovida a Alferes de Linha, posto em que se reformou. Por Decreto da Presidência da República, datado de 28 de junho de 1996, Maria Quitéria foi reconhecida como Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. A sua imagem encontra-se em todos os quartéis, estabelecimentos e repartições militares da Força, por determinação ministerial.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Marie Curie - Maria Skłodowska, (Varsóvia, 7 de Novembro de 1867 —Sallanches, 4 de Julho de 1934), foi uma cientista polonesa que exerceu a sua actividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prêmio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenômeno pouco conhecido). Com Pierre Curie e Antoine Henri Becquerel, Marie recebeu o Nobel de Física de 1903, "em reconhecimento aos extraordinários resultados obtidos por suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel". Foi a primeira mulher a receber tal prêmio.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Mary Phelps Jacob -Caresse Crosby, (20 de Abril de 1891–January 26 de Janeiro de 1970), poeta, editora, pacifista e socialite nova-iorquina, foi a inventora do sutiã, que livrou as mulheres da prisão do espartilho. O seu primeiro soutien foi feito com dois lenços de seda, amarrados por uma faixa e a patente foi resgistrada em 1914. Há quem defenda que os soutiens já têm dois milênios, mas que nunca havia sido registrada qualquer patente. Curiosamente Mary Phelps viveu até 1970, que coincidiu com o início de uma década em que algumas mulheres deixaram de usar soutien, como símbolo de maior liberdade.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Mary Wollstonecraft, (Londres, 27 de Abril de 1759 - Londres, 10 de Setembro de 1797), foi uma escritora britânica. É considerada uma das pioneiras do moderno feminismo com a publicação da obra Uma Defesa dos Direitos da Mulher, em 1790. Mary teve uma filha com o escritor Gilbert Imlay, a quem deu o nome de Fanny. Posteriormente, casou-se com o também escritor William Godwin, um dos mais proeminentes ateus da sua época e pioneiro do movimento anarquista, com quem teve, em 1797, a sua segunda filha, a escritora Mary Wollstonecraft Shelley, que obteve fama como autora de Frankenstein. Desse parto, devido a complicações (a tentativa de retirada da placenta, que ficara presa no útero, acarretou uma forte hemorragia), veio a falecer três meses depois.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Mata Hari ¬- Margaretha Gertruida Zelle, (Leeuwarden, 7 de agosto de 1876 —Vincennes, 15 de outubro de 1917), conhecida mundialmente como Mata Hari, foi uma dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagem que foi condenada à morte por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial. Em diferentes ocasiões sua vida foi alvo da curiosidade de biógrafos, romancistas e cineastas. Ao longo do tempo, Mata Hari transformou-se em uma espécie de símbolo da ousadia feminina. Durante a guerra, Mata Hari dormiu com inúmeros oficiais, tanto franceses quanto alemães e se tornou um peão da intriga internacional, apesar dos historiadores nunca terem esclarecido com exatidão se ela fora realmente uma espiã, e se sim, quais eram as suas atividades como tal. Em 1917 ela foi a julgamento na França acusada de atuar como espiã e também como agente dupla para a Alemanha e França. Foi considerada culpada e no dia 15 de outubro do mesmo ano fuzilada.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Olga Prestes - Olga Benário Prestes, (Munique, 12 de fevereiro de 1908 —Bernburg, 23 de abril de 1942), foi uma jovem militante comunista alemã, de origem judaica, deportada para a Alemanha durante o governo de Getúlio Vargas, aonde veio a ser executada pelo regime nazista em campo de concentração. Veio para o Brasil na década de 30, por determinação da Internacional Comunista, para apoiar o Partido Comunista do Brasil. Destacada como guarda-costas de Luís Carlos Prestes, tornou-se sua companheira, tendo com ele uma filha, Anita Leocádia Prestes. Após a Segunda Guerra Mundial, Olga seria apresentada e cultuada na República Democrática Alemã como exemplo da mãe vítima do nazismo, tal como a espiã do grupo Rote Kapelle ("Orquestra Vermelha") Hilde Coppi e a ativista comunista Liselotte Hermannn, ambas também assassinadas pelo nazismo. Com a Segunda Guerra Mundial e sem mais possibilidades de recursos à opinião pública, Olga seria um alvo óbvio para as políticas de extermínio nazistas: na páscoa de 1942, já com 34 anos de idade e quase quatro anos depois de transferida para Lichtenburg (campo de concentração), Olga foi enviada para o campo de extermínio de Bernburg, onde morreria.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Pagu - Patrícia Rehder Galvão, (São João da Boa Vista, 9 de junho de 1910 —Santos, 12 de dezembro de1962), foi uma escritora e jornalista brasileira. Embora tenha se tornado musa dos modernistas, Pagu não participou da Semana de Arte Moderna. Tinha apenas 12 anos em 1922, quando a Semana se realizou. Entretanto, com 18 anos, mal completara o Curso na Escola Normal da Capital (São Paulo, 1928) se integra ao movimento antropofágico, de cunho modernista, sob a influência de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. O apelido Pagu surgiu de um erro do poeta modernista Raul Bopp, autor de Cobra Norato. Bopp inventou este apelido, ao dedicar-lhe um poema, porque imaginou que seu nome fosse Patrícia Goulart e por isso fez uma brincadeira com as primeiras sílabas do nome. Militante comunista foi a primeira mulher presa no Brasil por motivações políticas


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres
Princesa Isabel - Dona Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, (Rio de Janeiro, 29 de julho de 1846 — Eu, França, 14 de novembro de 1921), mais conhecida no Brasil como a princesa Isabel, foi a última princesa imperial do Brasil e regente do Império por três ocasiões, na qualidade de herdeira de seu pai, o imperador Dom Pedro II, e da imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. Foi a terceira chefe de Estado e chefe de governo brasileira após sua avó D. Leopoldina e sua trisavó Dona Maria I. Foi cognominada a Redentora, pois, quando regente do Império brasileiro, assinou a Lei Áurea, que aboliu definitivamente a escravidão no Brasil.
Fonte:http://carmemdevas.arteblog.com.br/9/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.