quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Príncipe D. Luiz, herdeiro da Família Real, recebe relatório sobre descaso das autoridades com o Açude Cedro

por  


PQAAAPenlxXH5SpsuBwehGtGUTzSFbtIh86zidxlkRySh0pERKN0PjR98xahpGlUOyFKhMaK9wLHvXrhkqUjuwPABCsAm1T1UCy_cWqjxHKrkE9TdZzYOB-oB2SY
Na próxima quarta-feira, 19, o Ministério Público Federal receberá das mãos de representantes de diversas instituições com sede na Terra dos Monólitos um dossiê acerca do descaso com que as autoridades tem tratado o Açude Cedro e seu parque histórico de valor imensurável para Quixadá. A ação é de iniciativa do Presidente da Associação de Imprensa do Sertão Central (AISC), Wanderley Barbosa, e tem a parceria da Academia Quixadaense de Letras (AQL), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
O esforço que está sendo feito para proteger o patrimônio histórico do Cedro também chegou aos herdeiros dinásticos da Família Real brasileira. Em dezembro de 2013 e em janeiro deste ano, Wanderley Barbosa e Jaime Arantes, respectivamente, contataram a assessoria de Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial Brasileira, e solicitaram apoio à defesa do açude que foi construído a partir das ordens do então Imperador do Brasil, Dom Pedro II. Funcionários da Casa Imperial solicitaram detalhes acerca do caso, e um relatório completo foi enviado pelo presidente da AISC. Existe a possibilidade de que Quixadá receba a visita do descendente de D. Pedro, que se juntaria na defesa do patrimônio histórico.
1902218_527564797357453_1669501580_oO Açude Cedro vem sendo vítima de terrível descaso por parte das autoridades. Vândalos picham e destroem peças importantes do local, e o tempo cumpre seu papel de algoz das estruturas que não recebem manutenção. Especialmente em períodos eleitorais, políticos se aproveitam da situação do parque histórico para se promoverem com promessas eleitoreiras. Mas o tempo passa e nada acontece. O cartão postal exibido mundialmente que identifica o município de Quixadá continua sofrendo com o descaso.
1908813_527551387358794_1089880701_oObjetos de imenso valor histórico, tal como uma patrol da época do império, está abandonada e sendo corroída pela ferrugem.
Espera-se que a reunião com o Ministério Público Federal, a ser realizada no próximo dia 19, comece a produzir resultados concretos em defesa do patrimônio histórico.
No vídeo abaixo, o repórter Wall Alencar mostra um pouco do abandono ao qual o parque histórico está entregue. Lamentavelmente, apesar de ter sido produzido ainda em 2011, nada do que foi mostrado nas cenas mudou. Apenas o abandono continua mais evidente. Confira:


Fonte:http://www.monolitospost.com/jaimearantes/principe-d-luiz-herdeiro-da-familia-real-recebe-relatorio-sobre-descaso-das-autoridades-com-o-acude-cedro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.