terça-feira, 25 de março de 2014

30 mil devotos reverenciam Padre Cícero em Juazeiro

Considerado o maior benfeitor da cidade, o religioso atrai multidão de fiéis passados 80 anos de sua morte



Com orações, choros e muitos louvores, os fiéis celebraram o aniversário do religioso que ainda hoje congrega milhares de seguidores na cidade

fotos: Carlos Bezerra
Juazeiro do Norte Fé, devoção, choro e muitas orações marcaram as comemorações em torno dos 170 anos de nascimento do Padre Cícero Romão Batista, realizadas ontem neste município. Os festejos começaram cedo, por volta das 5 horas da manhã, com show pirotécnico anunciando o nascimento do homem que, após 80 anos de sua morte, ainda hoje é visto como o maior benfeitor da cidade e uma das personalidades mais polêmicas das últimas décadas. Conforme cálculos da Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas participaram das celebrações eucarísticas realizadas nas comemoração.
A Semana Padre Cícero, que acontece dentro das comemorações em torno do aniversário do sacerdote, teve início no último domingo, com a realização de encontros, debates, palestras, apresentações de grupos de tradição, fanfarras, shows artísticos, peças de teatro, feira de artesanato, inaugurações e a 32º edição da Corrida Padre Cícero, que saiu da Praça da Sé, em Crato, com destino à Praça Padre Cícero, no Centro de Juazeiro do Norte, onde houve apresentações de grupos culturais da cidade e o corte de um bolo gigante, produzido com cerca de 170 metros de cumprimento, após milhares de pessoas entoarem o "Parabéns pra Você" em homenagem ao "Cearense do Século".
Ontem, por volta das 6 horas da manhã, dez párocos da Diocese de Crato celebraram missa campal, auxiliados por um frade capuchinho da Diocese de Recife, no adro da capela do Socorro. As comemorações se estenderam por quase todo o dia com a realização de celebrações eucarísticas em algumas paróquias e apresentações culturais ao pé da estátua do "Padim", na Colina do Horto.
Milhares de fiéis aproveitaram o feriado municipal para visitar o "casarão" onde o sacerdote gostava de receber visitas para tomar café e discutir assuntos de natureza política ou religiosa e o Museu de Padre Cícero, um dos principais pontos turísticos da cidade, onde estão guardadas muitas relíquias pertencentes ao líder religioso.
À tarde, foram realizadas missas na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Salesianos. Por volta das 18 horas, milhares de fiéis saíram às ruas da cidade para participar da Procissão das Flores, que culminou com a realização da II Renovação do Sagrado Coração, no Largo do Socorro, marcando o encerramento da programação religiosa das comemorações natalícias.
A Polícia Militar estimou que cerca de 30 mil fiéis estiveram participando das programações religiosas realizadas nas imediações da capela do Socorro. Milhares de pessoas prestaram homenagens ao "Padim" ajoelhados em frente ao altar da capela, onde estão depositados os restos mortais do sacerdote.
Muitos fiéis, principalmente mulheres de idade mais avançada, não suportaram a emoção e choraram diante do túmulo de Padre Cícero. Caravanas de outros Estados chegaram à Juazeiro do Norte ainda na semana passada trazendo romeiros de cidades de Pernambuco, Paraíba e Piauí. Desta vez, o número de devotos alagoanos foi menor do que em anos passados.
Alguns dos romeiros que participaram da festa disseram que o número de participantes neste ano só não foi maior porque muitos motoristas de caminhões pau de arara não quiseram se arriscar nas rodovias federais, com receio de multas ou apreensão dos veículos. "Na minha cidade mesmo muita gente deixou de vir prestigiar "meu Padim" porque o menino do caminhão ficou com medo", disse o agricultor Cícero José de Oliveira, da cidade de Souza, na Paraíba, que veio prestar agradecimentos ao Padre Cícero por uma graça que diz ter alcançado.
"Minha filha era doente de uma perna e não tinha médico que desse jeito. A menina só se curou depois que eu me apeguei junto a Padre Cícero. Hoje, com as bênção de Deus e a intervenção do "Padim", a menina tá curada", afirma.
A professora aposentada Maria de Lourdes Batista, que é natural de Picos, no Piauí, mas mora em Juazeiro do Norte há cerca de 12 anos, diz que participou da festa com a intenção de orar pedindo que Deus conceda a ela a graça de ver seu "santo protetor" beatificado. "É o que eu mais peço a Deus hoje em dia. Já fui muito assistida por Padre Cícero e gostaria muito de poder viver até o dia em que ele possa ser reabilitado como sacerdote de Cristo na Terra pelo Vaticano. Tenho fé que o papa Francisco há de nós dar essa alegria", avalia a professora.
Caravana
As comemorações em torno dos 170 anos também marcam o deslocamento do projeto Caravana do Meu Padim, elaborado para difundir Juazeiro do Norte e propagar o Padre Cícero àqueles que ainda não conhecem a história do religioso, à outras regiões do país. O material, formado por relíquias de sacerdote, doadas por pessoas próximas a ele, será deslocado em um caminhão que percorrerá as nove capitais do Nordeste, começando o itinerário por Salvador (BA). Conforme o coordenador do projeto, Marcelo Fraga, esse percurso deverá durar cerca de seis meses.
A Caravana passará pela feira da São Cristóvão (RJ). De São Paulo, seguirá para Brasília, onde permanecerá de frente Esplanada dos Ministérios. Irá até o centro do poder, para receber parlamentares e autoridades do governo, na finalidade de expor um pouco da história e trajetória do Padre Cícero e sua importância para o Brasil.
Fonte:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/30-mil-devotos-reverenciam-padre-cicero-em-juazeiro-1.890155

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.