sexta-feira, 25 de abril de 2014

7 de Maio é data limite para fazer ou transferir o título de eleitor



Alistamento, pedido de transferência ou revisão do título eleitoral são algumas das ações que só podem ser feitas pelo eleitor até sete de maio de 2014. O cidadão que não estiver registrado ou com seu título eleitoral regularizado no cadastro eleitoral não poderá votar nas eleições deste ano.

Conhecido como “fechamento de cadastro”, o prazo faz parte do cronograma da Justiça Eleitoral e procura garantir que as eleições ocorram dentro das datas pré-estabelecidas. Após o fechamento (como o próprio nome sugere), nenhum cidadão consegue incluir seu nome na lista de votantes do país.

Ações que precisam ser feitas até 7 de maio:

- Alistamento Eleitoral
- Transferência do título ou mudança no local de votação (caso o eleitor queira mudar de local);
- Regularização do título (caso esteja cancelado ou suspenso);

O eleitor deve comparecer ao cartório do local onde pretende votar portando documento de identidade e comprovante de residência recente. Não é obrigatório o cadastramento biométrico para votar nas eleições 2014. O eleitor que não votou nas últimas eleições poderá votar na próxima e não precisa comparecer até 7 de maio.

Segunda via do título

Para pedir a segunda-via do título eleitoral o prazo é um pouco mais longo. O documento pode ser obtido até 25 de setembro de 2014, na hora e sem custos, bastando a apresentação de um documento de identidade oficial com foto. O requerimento deve ser feito ao cartório em que o eleitor estiver inscrito. Vale lembrar também que o não comparecimento na última eleição não impede que o eleitor vote nas eleições de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.