sexta-feira, 25 de abril de 2014

Câmara Municipal de Quixadá cancela mais uma sessão por falta de vereadores em plenário

Por Jaime Arantes

palhacoA crise na saúde de Quixadá é apenas um reflexo de uma crise maior: a crise política. Se for medido através das redes sociais, o sentimento da população é de abandono, de orfandade e de falta de representatividade.
Obviamente, não se pode generalizar e colocar todos no mesmo balaio. Existem parlamentares que já demonstraram e continuam demonstrando ter compromisso com os anseios da população.
De modo geral, porém, a marca maior do modo de se fazer política hoje em Quixadá é o descaso, a falta de zelo e de consideração pelo povo. O cancelamento de mais uma sessão por falta de quórum, ocorrido nesta sexta-feira, 25, é só mais um sinal de que estas constatações são verdadeiras.
Passados aproximadamente trinta minutos do horário determinado pelo regimento interno da Câmara, em seu capitulo II – artigo 85, Inciso I – onde dita que as sessões ordinárias serão realizadas às quintas e sextas-feiras, exceto nos feriados, a partir das 9h, o vereador Higo Carlos sentou-se na cadeira da presidência e reivindicou o cumprimento das normas regimentais.
Em seguida o vice-presidente da Câmara, vereador Dudu, assumiu os trabalhos e solicitou que fosse feita a chamada dos vereadores, sendo ela refeita após 15 minutos. Mesmo assim não houve quórum legal e, desta forma, a sessão n° 17/2014 foi encerrada, deixando de discutir requerimentos e projetos importantes para as famílias quixadaenses, como solicitação de perfuração de poço profundo, recuperação de asfalto e pavimentação de ruas.
Estavam presentes à sessão os vereadores Higo Carlos, Rosa Buriti, Laércio Oliveira, José Rogério, Ivana Magalhães, Iranildo Bacurim e Luiz do Hospital.
Registram ausência justificada por licença médica os vereadores Kleber Jr, Adriana Severo e Kelton Dantas.
Um fato estranho ocorreu, pois na hora da chamada o vereador José Rogério justificou que seu colega Evaristo Oliveira não estaria presente à sessão por que estava doente. Minutos depois de encerrada a sessão, porém, Evaristo chegou. Teria escutado da vereadora Rosa Buriti o seguinte conselho: “Se está doente, experimenta procurar o Hospital Eudásio Barroso.”
Quem também chegou atrasado foi o vereador Audênio Moraes; esse até tentou retomar a sessão como extraordinária, mas não teve amparo regimental. Audênio disse que fazia questão de que fosse descontada em seu salário a falta de hoje. E a de ontem? Será descontada também?
Faltaram à sessão sem justificar os vereadores Pedro Baquit, Ereni Lima, Louro da Juatama e Ivan Construções.
REFLITA
A única coisa que realmente supera o descompromisso com as causas importantes para o município mais populoso do Sertão Central do Ceará é a inércia política do próprio povo.
O povo de Quixadá está mostrando, até agora, que suporta bem o tranco. Que aceita o samba dançado nas ventas. Ao não reagirem a este escangalhamento dos limites da vergonha por parte de alguns políticos, os pais não tem feito nada para dar exemplo de cidadania aos filhos, permitindo que a próxima geração seja ainda mais imbecil e subserviente e, consequentemente, condenando Quixadá às agruras do desmantelo por muito mais tempo ainda.
Nossos jovens, iludidos pelas vibrações dos paredões de som, iludidos pela facilidade da pinga e do dinheiro fácil que vem cada mês do paizinho e da mãezinha, vão dando mostras assustadoras do absoluto domínio do espírito de descompromisso com a coletividade. Homem de verdade é aquele beberrão do carro do ano, roupa de marca, whisky no copo e farofa nos dentes. Acordem jovens!
Viver apenas para o próprio umbigo, sem lutar pela evolução da sociedade na qual estamos inseridos, permitindo que os políticos sejam cada dia piores, já que não contam com o nosso compromisso com a coletividade, não é viver de verdade. Dê à sua vida um sentido maior do que a vida de um pinto. O pinto está lá, lá no meio do monturo, no meio do lixão, no meio da sujeira, e está feliz da vida! Essa felicidade do pinto vem da sua incapacidade de avaliar o contexto. O pinto é burro!
Dê à sua vida, jovem quixadaense, um sentido maior do que aquele que move o pinto no lixo. Junte aí sua galera, pelo menos uma vez no mês, e lotem a Câmara Municipal. Olhem nos olhos dos representantes do povo e cobrem o que tem de ser cobrado. Depois, de consciência tranquila, podem ir curtir, porque curtir faz parte. O que não se pode fazer é mergulhar no lamaçal da inércia.
A inércia do povo é a única explicação para a ousadia dos políticos em afrontar tão desavergonhadamente a população e seus interesses. Ontem, quando um importantíssimo requerimento solicitando intervenção do Estado na Prefeitura de Quixadá estava sendo votado, objetivando aliviar a situação de descontrole administrativo em curso no município, havia político comendo galinha caipira cozida em um dos distritos do município. Símbolo da nossa burrice! É isto o que era a galinha!
Dia 1º de maio há, pelo menos, duas manifestações programadas. Uma pela manhã, outra à tarde. Será um feriado. Seria lindo ver os pais com seus filhos pelas ruas, ensinando-lhes um pouco do que significa responsabilidade social. Seria lindo ver essa enorme massa de jovens que moram em Quixadá, com sobriedade, a caminhar pacificamente exigindo mais seriedade de quem foi eleito para representar os interesses da coletividade. Para que isto aconteça, no entanto, deverá ser vencida a inércia. A responsabilidade está nos ombros de cada um.
E aos vereadores sem compromisso com a população, dê a sua garantia: nosso desconto não será na folha de pagamentos, mas nas urnas.
Fonte:http://www.monolitospost.com/jaimearantes/camara-municipal-de-quixada-cancela-mais-uma-sessao-por-falta-de-vereadores-em-plenario/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.