segunda-feira, 28 de abril de 2014

Copa Popular denuncia remoções em favelas do Rio de Janeiro

Meninas se preparam para disputa no pico do Morro Santa Marta
Com objetivo de denunciar as remoções que ocorrem devido a obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, moradores de favelas iniciaram ontem a disputa da Copa Popular. A competição reúne times formados nas próprias comunidades ou por representantes da classe trabalhadora, incluindo vendedores ambulantes. A organização do evento, que começou na Favela Dona Marta, em Botafogo, zona sul do Rio, é do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas.

De acordo com o integrante da entidade Renato Cosentino, mais de 20 mil famílias tiveram que abandonar suas casas, desde 2009, para dar lugar aos projetos esportivos ligados à Copa e às Olimpíadas. “Fizemos a primeira Copa Popular em 2013, com os atingidos pelas remoções, no dia da estreia da Copa das Confederações. A deste ano está sendo realizada em diversas etapas, em várias regiões da cidade.”

Haverá quatro etapas: nas zonas sul, norte, oeste e centro. A final será disputada em junho. A finalidade, segundo Cosentino, é chamar a atenção da sociedade para a violação dos direitos que ocorre na cidade. “Muitas pessoas estão sendo prejudicadas”, disse ele, que também faz parte da organização de direitos humanos Justiça Global.
Fonte:http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2014/04/28/noticiasjornalbrasil,3242519/copa-popular-denuncia-remocoes-em-favelas-do-rio-de-janeiro.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.