terça-feira, 1 de abril de 2014

Quatro em cada 10 crianças sentem-se inseguras com seus pais

© altanaka - Fotolia.com


Um estudo inédito conduzido junto a 14.000 crianças, com idade de até três anos, acaba de ser publicado pela Sutton Trust – um instituto de pesquisa tradicional de Londres – e aponta que 40% delas não conseguem estabelecer um vínculo de segurança e de apoio emocional junto a seus pais.
Compreendo melhor
Biologicamente, possuímos um sistema em nosso cérebro que nos faz buscar a proteção dos mais velhos. Assim sendo, não apenas no reino animal, mas igualmente no humano, é vital estar mais próximo dos mais fortes, pois, evolutivamente, ter estado junto ao “bando” nos assegurou, em tempos difíceis, a proteção, a alimentação e, finalmente, a possibilidade de se acasalar – garantindo a continuidade da espécie.
Desta forma, presente ainda nos dias de hoje, este sistema cerebral automático encontra-se ainda ativo e nos faz buscar apoio e segurança nos mais velhos, pois, ao nos sentirmos seguros, o sistema de vinculação desativa emoções de ansiedade e medo e, desta forma, a criança consegue explorar mais facilmente ambiente, ou ainda, interage com situações novas sem grandes receios. Vale dizer que ela adota este comportamento, pois sabe intuitivamente que se estiver em apuros, os pais virão imediatamente em sua ajuda, trazendo assim conforto e restabelecendo a segurança.
A pesquisa
Essa pesquisa constata então que 40% dos pais não estão atentos às necessidades emocionais dos filhos pequenos. Dessa forma, 25% dessas crianças manifestaram comportamentos de esquiva (pois os pais ignoravam suas necessidades) e 15% resistiram ao contato, pois esses pais os estressavam ainda mais quando presentes.
Sabe o que possivelmente acontecerá junto a esse grupo de 40% de crianças inseguras? Maiores serão as chances de surgirem quadros de psicopatologia – são centenas de pesquisas que apontam nessa direção. Essas crianças, assim, possivelmente exibirão comportamentos inadequados na escola, em casa etc, ou seja, problemas de relacionamento tornar-se-ão extremamente frequentes, pois elas se sentem ansiosas, perdidas e, principalmente, desamparadas.
Conclusão
Procure tornar-se um modelo seguro de vinculação para seus filhos (pequenos ou não). Pesquisas apontam que, ao contrário do que pensávamos, ser muito permissivo pode ser devastador para a sua personalidade em formação, pois eles “precisam” continuadamente de nossos limites.
Caso você não saiba, apenas para concluir, é sabido que esse padrão de relacionamento que foi criado com os pais na primeira infância (seguro ou inseguro) permanecerá inalterado em 75% dos casos, por até quatro gerações.
É bom ficar atento, pois um comportamento de negligência parental exibido hoje por você poderá chegar até para seus bisnetos.
Dicas para melhorar o vínculo com seu filho
Pegue seu filho no colo e procure interagir com ele, da maneira que for possível, pois isso desativa o sistema de apego, tonando-o mais tranquilo.
Mais importante do que brincar com seu filho aleatoriamente, é tentar sentir como ele se sente. Um contato visual brando e tranquilo é fundamental. Interaja sem pressa.
E, finalmente, mostre suas emoções nessa interação. Isso ajuda a mostrar-lhe que você está realmente presente e atento às suas necessidades infantis.
Fonte:http://cristianonabuco.blogosfera.uol.com.br/2014/03/31/quatro-em-cada-10-criancas-sentem-se-inseguras-com-seus-pais/#comentarios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.