segunda-feira, 28 de abril de 2014

Você sabe o que é Pin-Up?





Mas qual a origem das pin-ups? Apesar de muitos blogs já terem abordado esse tema e ter falado sua origem, também gostaria de abrir um espacinho aqui.

O termo surgiu entre as décadas de 40 e 50 para designar as imagens de mulheres com forte atrativo sensual que eram ilustradas em larga escala, fazendo parte assim do que conhecemos como cultura pop. Essas imagens seriam nada mais que ilustrações, pinturas ou fotografias de atrizes e modelos que representavam a época. As imagens eram usadas especificamente para revistas, cartazes, cartões postais e principalmente calendários, que foram muito utilizados por soldados na Segunda Guerra Mundial. Esses deixavam os calendários pendurados, por isso, o termo pin-up de pendurar em inglês.

Ilustração by Gil Elvgren | Skirts Ahoy!, 1976.
É importante destacar que essas mulheres posavam em uma época moralista em que mostrar as pernas ou ser fotografada nua era uma ofensa para a sociedade, ou seja, a liberação feminina já estava dando seus primeiros passos para a explosão do feminismo dos anos 60.

Entre as celebridades que ganharam destaque como pin-up nesse período, temos: Greta Garbo, Betty Grable, Rita Hayworth, Sophia Loren, entre outras. E os artistas que seguiram esse gênero, podemos destacar Gil Elvgren e Alberto Vargas, que já falamos aqui.

Betty Grable em uma das suas fotografias mais icônica
Apesar do nome ter sido documentado nos anos 40 é possível identificar mulheres consideradas pin-ups a partir do final do século XIX e começo do século XX. Principalmente com a estética da Art-Nouveau , que utilizava traços orgânicos e valorizava o feminino, utilizada principalmente em cartazes para divulgação de espetáculos.

Cartaz divulgando o espetáculo Moulin Rouge
As pin-ups abordavam o conceito de mulheres que misturavam o sensual com o inocente sem ser vulgar, sendo apenas convidativas. Porém, nos anos 70 a indústria do sexo passou a ganhar força e a estética pin-up começou a perdeu seu valor para o nu explícito, que chamou mais atenção da mídia e consequentemente da população. Mas, como sabemos que uma geração sempre vem para quebrar a outra e vice-versa, de um tempos para cá a busca por essa estética tem aumentado e se tornado tendência, inspirando moças, consideras hoje como pin-ups modernas (assunto para um próximo post) e inclusive o mercado, que tem investido muito no segmento vintage e retrô.

Pin-Up Felicia Baak
Muitas pessoas que curtem a estética pin-up, acreditam que o termo está sendo banalizado e usado de qualquer maneira, principalmente pela mídia, que mostra o assunto de maneira bem superficial, dando dicas em forma de manual de como ser uma pin-up usando batom vermelho, delineador, saia de cintura alta ou vestidos de bolinha, definindo um esteriótipo. Mas, nós sabemos que isso é apenas um começo e que não é tudo e quem gosta de fato do estilo vai querer se aprofundar e buscará entender cada vez mais o assunto.

Fonte:http://menteflutuante-up.blogspot.com.br/2013/01/o-que-e-pin-up.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.