quinta-feira, 22 de maio de 2014

Senado aprova porte de arma para agentes e guardas penitenciários

Após intensa articulação entre os parlamentares, o senado aprovou nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei da Câmara (PLC 28/14) que permite aos agentes e guardas penitenciários o porte legal de armas, seja em serviço ou em dias de folga.

À frente desse entendimento entre a categoria e congressistas desde quando ainda exercia a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o líder Eunício Oliveira (PMDB-CE) encaminhou voto favorável e registrou como importante a iniciativa por se tratar de proteger a vida de um profissional que vive sob alto risco e tensão todos os dias. “Estes profissionais não podem prescindir de sua segurança para exercer seu ofício”, disse.

Atualmente, o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) inclui, entre os profissionais que podem portar arma mesmo fora de serviço, integrantes das Forças Armadas, policiais, guardas municipais das capitais ou cidades com mais de 500 mil habitantes, agentes de inteligência e as polícias da Câmara e do Senado. Às outras categorias o porte fica restrito ao uso durante o trabalho.

A proposta aprovada hoje em plenário estende o direito também aos guardas portuários e segue agora para sanção presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.