sexta-feira, 20 de junho de 2014

Praça Antônio Alves de Oliveira - História


PRAÇA ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA – Antiga praça Dr. Barreira Cravo - Situada no bairro do São Francisco, em frente à matriz daquele bairro. Denominada através da lei Nº 997, de 23.09.80, registrada no livro Nº 8 da Câmara Municipal, proposição do vereador José Lopes Dantas, sancionada pelo Prefeito Renato de Araújo Carneiro.
ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA – Nasceu em Parangaba, Ceará, a 02.05.1896. Chegou em Quixadá com dois anos de idade, morando na mesma praça que hoje tem o seu nome.
Trabalhou, quase toda a sua juventude, nas atividades rurais. Em 1929, foi trabalhar na fazenda de seus familiares, no município de Frade, atual Jagueretama.  Casou-se, em 20.10.1917, com Francisca Braz de Oliveira com quem teve 12 filhos: Alice, Edson (Morreu na segunda guerra mundial, pois era marinheiro e foi vítima do torpedeamento do navio “Cruzado Bahia”), Edite, Ester, Judite, Edício, Maria Alice, Aglaís, Edmar, Ana Maria, Edvaldo e Vicente Edson. Os dois últimos morreram ainda criança. Em 1930, mudou-se para Quixadá  e foi trabalhar na fazenda Monte Sinai, de seu cunhado Francisco Alves de Oliveira.
No dia 1º de janeiro de 1937, através da Portaria Nº 2, foi nomeado pelo Prefeito, José de Queiroz Pessoa, para exercer o cargo de 3º Fiscal da Prefeitura Municipal de Quixadá, percebendo os vencimentos mensais de RS 800$000. Na função de funcionário público, nas fiscalizações a seu cargo, destacou-se pela seriedade com  que executava seu trabalho, agindo com  energia, embora com  prudência, tratando os contribuintes com lhaneza,  sendo, por isso, respeitado e estimado, pelos comerciantes e demais pagadores dos tributos municipais.
Faleceu, em Quixadá, a 17 de julho de 1979, onde foi sepultado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.