segunda-feira, 1 de setembro de 2014

6 cidades que trocaram rodovias por mais parques urbanos



Você sabia que quanto mais os motoristas contam com a criação de novas vias, mais carros são comprados para se continuar usando as vias que já existem? Pois é, dessa forma o congestionamento nunca diminui e a teoria da demanda induzida explica isso. É baseada nela que algumas cidades ao redor do mundo estão mudando de estratégia.
Ao invés de construir mais rodovias, dando mais espaço aos carros, essas cidades estão diminuindo o espaço dos carros, substituindo rodovias por grandes parques e investindo pesadamente no transporte público e na utilização desse espaço por bicicletas. Além, é claro, de também diminuir a poluição e colocar mais verde dentro dessa paisagem tão cinzenta.
Veja abaixo como foi essa transformação em algumas cidades pelo mundo.
1. Harbor Drive, Portland – EUA
Essa foi uma das primeiras auto-estradas dos Estados Unidos, construída ao lado do rio Willamette que deu lugar ao parque chamado Tom McCall. A ponte Hawthorne, que antes era usada como autoestrada, hoje é exclusiva para ciclistas e pedestres, ligando a Primeira Avenida com o parque.
cidade-parque-1
cidade-parque-2
2. Cheonggyecheon, Seul – Coreia do Sul
A gigantesca autoestrada elevada em Seul foi construída sobre um canal e diariamente passavam mais de 160 mil veículos sobre ela. Foi substituída pelo projeto de Kee Yeon Hwang que visava a despoluição do canal, recuperando o espaço e ainda diminuindo os níveis de ruído e temperatura do lugar.
cidade-parque-3
cidade-parque-4
3. Pier Freeway, São Francisco – EUA
Apesar de já se falar na demolição dessa estrada desde 1980, sua transformação foi concluída somente em 1991, após ter sido danificada pelo terremoto de 1989. Atualmente o lugar tem uma das melhores vistas da baía de São Francisco e conta com muitos quilômetros de passeios para pedestres e ciclistas.
cidade-parque-5
cidade-parque-6
4. Madrid Río, Madrid – Espanha
O projeto Madrid Río tinha o intuito de recuperar a margem do Rio Manzares, porém, trechos da autopista M-30 dificultavam o trabalho. Foi então que se decidiu mudar tudo – devido ao fato da região conter muitos monumentos históricos, foi decidido manter a história da região dentro do parque e, até à Puerta del Rey, voltou a sua localização original, já que tinha sido deslocada durante a construção da autoestrada.
cidade-parque-7
cidade-parque-8
5. Park East Freeway, Milwaukee – EUA
Desde os anos 60, um projeto previa que o centro da cidade fosse cercado pela autoestrada Park East Freeway. No entanto, a autoestrada nunca foi terminada devido a argumentação opositora de moradores. Hoje o projeto Park East Corridor está em desenvolvimento e, quando inaugurado, permitirá livre acesso do centro da cidade até o rio.
cidade-parque-9 cidade-parque-10
6. Alaskan Way, Seattle – EUA
Um terremoto danificou este viaduto em Seattle em 2001. Então os responsáveis políticos optaram por fazer um túnel subterrâneo com quatro pistas para que, na superfície, o passeio Bahía Elliot se una com o resto da cidade através de um novo espaço para pedestres. A inauguração do parque está prevista para o próximo ano.
cidade-parque-11
cidade-parque-12
Atualmente, estamos passando por um grande debate sobre como transformar o Minhocão (elevado Costa e Silva) em um jardim suspenso, até com piscina. Alguns argumentam que o projeto deixaria o trânsito mais caótico, mas a maioria defende que a ideia transformará o Minhocão num espaço para pessoas, e não mais para carros.
Fonte:http://www.hypeness.com.br/2014/08/6-cidades-que-trocaram-suas-rodovias-por-parques-urbanos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.