segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Posto de Saúde do Campo Novo, em Quixadá-CE vira manchete

É com profundo pesar que tomamos conhecimento, diariamente,  do caos que se instalou em nosso município, principalmente na saúde pública. A população, insatisfeita, reclama da falta de medicamentos, de médicos, enfim, do abandono total em que se encontra nossa cidade.
Infelizmente, todo esse descontentamento, acaba caindo em pessoas que não tem culpa de toda essa problemática. Pessoas, que diariamente estão lá, em seus locais de trabalho, procurando fazer milagres no atendimento, quando muitas vezes não tem um receituário sequer para prescrever um medicamento.
Exemplo desse desmando tivemos hoje, no posto do Campo Novo, quando uma grande fila de pessoas aguardando atendimento começou uma grande briga, ameaçando até os funcionários porque, como o posto está com apenas uma dentista, Dra. Liliane, foram agendados para ela 35 atendimentos, referentes a 15 dias, pois o outro dentista está de férias. O restante, que não conseguiu fazer sua ficha ficou revoltado, impossibilitando que enfermeiros , técnicos e a médica de plantão pudessem realizar seus atendimentos. Vale ressaltar que, conforme informações dos  funcionários  do posto,muito apreensivos com a violência ligaram para a polícia pedindo apoio, mas não conseguiram pois a PM alegou estar dando apoio a abertura da Semana do Município, na Praça José de Barros. Desesperados apelaram para o RONDA, que também não pode socorrer no momento pois estava em outra diligência, tendo comparecido ao local somente muito tempo depois e a Guarda Municipal disse não disponibilizar de transporta para fazer a ocorrência.
A gente sabe que a situação na saúde é preocupante, mas os funcionários daquele posto fazem o impossível para atender bem à população. A Dra. Paula tem sido uma baluarte naquele bairro, sempre cumprindo seu horário e atendendo até pacientes que não são de sua área quando o outro médico não está. Eles não tem culpa se algum profissional que deveria estar trabalhando não comparece. Compete à secretaria de saúde uma maior fiscalização, para controlar o funcionamento da unidade, sem contudo esquecer que todos que trabalham é porque precisam, e nada mais justo do que receber seus salários em dia. É imoral um funcionário com três meses de salário atrasado. Essas pessoas precisam comer, vestir, pagar aluguel e sustentar a família. O que é feito do repasse que vem especificamente para a saúde? O que não pode acontecer é que os cumpridores de suas responsabilidades fiquem a mercê dos maus tratos por parte de alguns, sem ter com quem contar num momento de aflição além do descaso das autoridades competentes com relação a seus pagamentos.
Cabe enfatizar que o Campo Novo atende cerca de 22.000 e conta com apenas duas equipes de saúde da família e que por esse motivo não tem condições de atender toda a população . Segundo o Ministério da Saúde cada equipe deve atender no máximo 4.000 pessoas. É humanamente impossível essas duas equipes atenderem toda a população a contento, principalmente tendo como incentivo o salário atrasado por vários meses.

Quando os funcionários do posto de saúde do Campo Novo resolveram fechar o recinto e sair, temendo agressões físicas, foram barrados pela população, tendo sido socorridos por um policial rodoviário que ,por acaso, passava por aquele local.
O povo tem motivos para estar indignado com a saúde, mas deve cobrar de quem tem o poder de decisão, não de funcionários que estão lá para dar o melhor de si à população daquele bairro.

                    S.O.S  S A Ú D E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.